Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ansiedade: você costuma ter esse sentimento?

Ansiedade: você costuma ter esse sentimento?

publicado: 29/03/2021 12h24, última modificação: 17/05/2021 10h27

Você sabia que todos os seres humanos em algum momento vivenciam essa emoção, pois se trata de um sentimento normal/natural? Entretanto, existem situações cujo estado ansioso é considerado um transtorno e requer determinados cuidados e até mesmo um tratamento.

A ansiedade é considerada uma emoção normal quando surge em momentos em que enfrentamos situações que podem nos provocar medo, dúvida ou alguma expectativa diante dos fatos. Por vezes, ficamos com temor de que as coisas não aconteçam como prevíamos e/ou gostaríamos.

No entanto, um pouco de medo, de anseio, de dúvida, quando algo novo está prestes a nos acontecer, é normal e necessário, pois auxilia na nossa evolução, crescimento, transformação e sobrevivência. A ansiedade que se manifesta em momentos que antecedem determinadas vivências, tais como: primeiro dia de aula, principalmente, quando se trata de mudança de escola, apresentar trabalho, fazer uma prova, conhecer alguém, realizar uma viagem, fazer uma entrevista de estágio e/ou de emprego, submeter-se a uma cirurgia, é normal. Nessas circunstâncias, a ansiedade costuma atuar como um sinal que nos prepara para encarar o desafio. Podem ser despertados sentimentos como: pensamento mais acelerado, agitação, leve perda de sono, problemas com a alimentação, alimentar-se pouco ou em excesso. Porém, conforme a situação vai acontecendo, a ansiedade vai se dissipando e a vida vai voltando ao normal.

Entretanto, pode acontecer desses sentimentos persistirem e se tornarem excessivos. Quando isso acontece, geralmente vêm acompanhado por alguns dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, perturbação do sono, taquicardia ou coração acelerado, sensação de falta de ar, como se o ar não chegasse aos pulmões, aperto no peito, dor de cabeça, suor excessivo, cansaço etc.

Nesse sentido, a ansiedade vai ser caracterizada como um estado patológico (doentio), situação que acaba influenciando diretamente na qualidade de vida da pessoa, pois podem ocorrer mudanças no conforto emocional, acompanhado de extremo sofrimento psíquico que domina a vida mental e acaba interferindo no desempenho diário, passando a ocupar sistematicamente a vida da pessoa. São situações que impedem a pessoa de viver outras experiências, pois ela costuma ficar paralisada, com medo, perturbada, isolada.

Não existe uma causa específica que desencadeia o transtorno de ansiedade, mas pode estar relacionada a diferentes fatores, dentre eles destaco: a genética, ou seja, histórico familiar de transtornos de ansiedade, vivência de situações que deixou traumas, dinâmica familiar estressante na qual a pessoa vive ou viveu. Outro fator que também contribui para desencadear o transtorno é a mentalidade ou modelo de pensamento, ou seja, a forma como a pessoa estrutura seus pensamentos e/ou linhas de raciocínio e, consequentemente, encara as situações do dia a dia. Todavia, algumas doenças físicas também podem estar relacionadas à ansiedade, tais como: problemas cardiovasculares, doenças hormonais, problemas respiratórios, dores crônicas, abuso de drogas, álcool ou medicações como os benzodiazepínicos (medicamentos hipnóticos e ansiolíticos). Todos esses fatores podem contribuir para o desencadeamento de algum transtorno de ansiedade.

Assim, como forma de tentar diminuir e até mesmo evitar que sucedem em transtorno, gostaria de sugerir algumas dicas naturais e fáceis de serem executadas: sempre que possível, procurem dormir e se alimentarem bem; pratiquem alguma atividade física; experimente controlar a respiração, tentando fazer uma respiração diafragmática, segure o ar por 5 segundos e depois o solte, faça isso umas dez vezes, com o passar dos dias você pode aumentar a retenção do ar para mais 10 segundos, por exemplo. Para você que é também estudante, uma dica importante é não deixar os estudos acumularem; procure controlar o tempo, principalmente, nas (redes sociais); estabeleça prioridades; mantenha o foco de atenção no momento presente; evite pensamentos negativos e o mais importante, confie mais em si mesmo.

Autoria: Rosalva Martins

Referências

CASTILLO. Ana Regina GL (et al).  Transtornos de ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatria. vol.22.  São Paulo Dec. 2000 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?Script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600006 Acesso em: 15 de jun. de 2019.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf Acesso em 18 de março de 2021.

Minha Vida. Ansiedade: o que é, como são e como controlar uma crise, 25 sintomas, tratamento.  Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/ansiedade Acesso em: 13 de jun. de 2019.

Psicólogo e Terapia. Disponível em: https://www.psicologoeterapia.com.br/ansiedade/ Acesso em: 25 de fev. de 2021.

SCARPATO, Artur. Transtorno de Ansiedade. Disponível em  http://psicoterapia.psc.br/mais/transtornos-de-ansiedade/ Acesso em: 15 de jun. de 2019.