Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim é o grande vencedor da 3ª Olimpíada de Inovação do IFMG

Campus Betim é o grande vencedor da 3ª Olimpíada de Inovação do IFMG

publicado: 14/05/2021 09h06, última modificação: 14/05/2021 09h06

A equipe Avisa, coordenada pelo prof. Virgil Almeida, foi a grande campeã da 3ª edição das Olimpíadas de Inovação, promovidas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG. A equipe é composta por Arthur Carlos, Marlon Lemos, Rafaela Boehme, Bruna Ribeiro e Vinícius Moura.

A AVISA propõe um sistema inteligente que monitora a frequência de higienização das mãos, e foi idealizado antes da pandemia de COVID-19, ainda em 2018. A equipe vislumbrou a oportunidade de contribuir para a solução de um problema muito grave, as infecções hospitalares. De acordo com o coordenador da equipe, o professor Virgil Almeida, a ideia surgiu em uma disciplina, e o mecanismo pode ser ajustado a diferentes contextos que exigem a higienização frequente das mãos, seja no ambiente hospitalar ou em um restaurante, por exemplo.

Com a conquista do 1º lugar na  3ª Olimpíada de Inovação do IFMG, a equipe receberá um prêmio no valor de R$15.000,00.

A estudante Bruna Ribeiro explicou que o dispositivo pode ser conectado a um banco de dados na nuvem e, com isso, contribuir para uma gestão capaz de atuar em pontos estratégicos apontados pelos diversos sensores presentes na proposta. Complementando, Rafaela Boehme apontou que a automatização dos hospitais aumenta não só a segurança, mas também a eficiência, com a possibilidade de implementar a IoT(internet das coisas) para monitorar e controlar milhares de unidades e leitos simultaneamente em tempo real.

Esta é a segunda vez que uma equipe do Campus Betim vence a Olimpíada de Inovação. Na 2ª edição, a equipe Socioprinter, coordenada pela professora Michelle Mendes, foi a grande vencedora.

3ª Olimpíada de Inovação do IFMG

A 3ª Olimpíada de Inovação do IFMG foi iniciada com 29 equipes, sendo apenas cinco classificadas para a final: Avisa, Automec e Mira-I, do Campus Betim, Econ, de Santa Luzia, e Nimbus 2000, de Ipatinga.

A Automec propôs um quadro de chaves inteligente, com um protótipo que registra e auditora o uso de chaves, aumentando a segurança em diversas aplicações, com administração local ou remota. A equipe foi coordenada pelo professor Virgil Almeida e participação dos estudantes Allef de Souza, Fillipe Silva, João Victor Freire, Samantha Souza e Thais Souza. Já a MIRA-I criou um dispositivo para reconhecimento de objetos para pessoas com deficiências de visão severas. O protótipo incluiu uma câmera e um sistema de inteligência artificial de baixo custo. A MIRA-I foi coordenada pelo professor Leandro Freitas e participação dos estudantes Vitor Laia e Odilon do Carmo. De acordo com o professor Leandro, o projeto possibilitou desdobramentos para o uso de reconhecimento de objetos em outras aplicações. “Atualmente temos alunos de Trabalho de Conclusão de Curso trabalhando no assunto, avaliando mais possibilidades para emprego da tecnologia”, contou o professor.

Além da vencedora Avisa, foram premiados os projetos Econ, com o 2º lugar e prêmio de 9.000,00 reais e Nimbus 2000, com o 3º lugar e prêmio de 3.000,00.

O Pró-Reitor de Extensão do IFMG, professor Fernando Braga, destacou que todos os projetos finalistas possuem potencial e viabilidade para se tornarem empresas incubadas no IFMG. Para o pró-reitor, todos os projetos são excelentes e inspiradores e devem ser desenvolvidos.