Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim oferta cursos no Espaço 4.0

Campus Betim oferta cursos no Espaço 4.0

publicado: 05/12/2023 17h52, última modificação: 18/12/2023 17h55

Hoje foi iniciada a oferta de cursos do Espaço 4.0 do Campus Betim. Nessa primeira oferta estão sendo realizadas as formações em Eletrônica Básica e Manufatura Aditiva Aplicada, com 40h de carga horária. Nessa primeira oferta, as vagas foram preenchidas pelos estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Cecília Meireles, indicados pela direção da escola por mérito estudantil.

As atividades estão sendo conduzidas pelos professores Welinton Lopes, na turma de Eletrônica, e Ismael Melo, em Manufatura. Na primeira aula, os estudantes já tiveram atividades práticas. Nossa ideia é realizar um curso "mão na massa", estimulando a curiosidade dos jovens, e trazendo atividades práticas para auxiliar na fixação dos conteúdos. Como são cursos de curta duração, essa capacitação serve como porta de entrada para novos conhecimentos e saberes, comentou o professor Welinton. Já na turma de manufatura, na primeira aula os estudantes já utilizaram a impressora 3D.

De acordo com a professora Michelle Mendes, chefe da seção de extensão do Campus Betim, em 2024, serão ofertadas mais turmas, em que as vagas serão preenchidas em parceria com escolas públicas da região e também com vagas para interessados em geral.

As atividades do Espaço 4.0 fazem parte do programa da Secretaria Nacional da Juventude, que leva em consideração os desafios e oportunidades da Agenda 4.0. O objetivo é dar acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade de jovens no atual mercado de trabalho. Os recursos para implantação foram obtidos por meio de emenda parlamentar.