Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim recebe workshop sobre metrologia

Campus Betim recebe workshop sobre metrologia

publicado: 23/03/2018 15h08, última modificação: 23/03/2018 15h08

Aconteceu no Campus Betim, nos dias 22 e 23 de março, o Workshop Internacional Metrologia 3D em Processos de Fundição e Moldagem, promovido pela Vtech Consulting, em convênio com o IFMG-Campus Betim.

Durante o evento foram promovidas palestras sobre metrologia óptica e os participantes tiveram a oportunidade de conferir o funcionamento de vários modelos de equipamentos que já são utilizados em indústrias.

No primeiro dia do evento, a atividade foi direcionada para empresas e instituições de ensino da região. Já no segundo dia, o foco foi exclusivo para os estudantes e professores do IFMG-Campus Betim.

O professor Rogério Eustáquio, da área de mecânica, destacou vários benefícios do Workshop: permitiu aos estudantes conhecerem equipamentos modernos, de geração 4.0, abrindo leques de oportunidades; concretizou a parceria com uma empresa de ponta, possibilitando novas cooperações por meio de convênio; e divulgou o IFMG para empresas e instituições de ensino que participaram do evento. Concordando com essa visão, o professor Bruno Baptista, coordenador do curso de engenharia mecânica, registrou que o workshop foi importante por trazer ao Campus Betim várias indústrias, que passaram a conhecer a instituição, os cursos oferecidos e vislumbraram possibilidades para o oferecimento de estágios e realização de pesquisa aplicada. Já a professora Michelle Mendes, coordenadora do curso de automação industrial, registrou a importância do evento, por proporcionar aos estudantes o contato com tecnologia de ponta.

O professor Bruno explicou que o workshop consolidou a parceria do Campus Betim com a Vtech e que já existe a previsão de um seminário no próximo mês aberto para a indústria e mais uma vez replicado para os estudantes do Campus Betim.

A programação do evento consistiu nas seguintes apresentações:

• Técnicas de Fabricação de Ferramental com tecnologia GOM na Volkswagen, por Eng. Raphael Hanaki.

• Softwares gratuitos GOM Inspect e GOM Correlate, por Engª Isabela Quadros.

• Solução de Problemas em Processos de Fundição e Moldagem, por Eng. Wagner Vilela .

• Medição Industrial de Coordenadas 3D com ATOS, por Eng. Lucas Rosa.

• Controle da Qualidade em Fundição: Digitalização 3D GOM, por Fábio Maciel da Nemak Alumínio do Brasil.

A Vtech Consulting é representante da empresa alemã GOM, líder mundial na fabricação de equipamentos de metrologia óptica.