Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim se classifica para a final de competição na área de história

Campus Betim se classifica para a final de competição na área de história

publicado: 24/06/2019 14h02, última modificação: 25/06/2019 09h39

Pelo terceiro ano consecutivo, o Campus Betim está na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A equipe “Conhece a ti mesmo”, composta por Gabriel Dias, automação industrial, Milena Silva, química, e Samuel Condé, mecânica, orientada pelo professor Lucas Pereira, irá a Campinas, nos dias 17 e 18 de agosto, concorrer com outras 313 equipes na grande final presencial.

Em 2019, a competição teve início com mais de 18 mil grupos, sendo 1.623 apenas no estado de Minas Gerais. No Campus Betim, foram 25 equipes, orientadas pelos professores Cleidiane Oliveira, Lucas Pereira, Martha Rebelatto e Rosalba Lopes. Além do recorde em número de participantes, o campus também se superou na etapa 6, última antes da final, com 14 equipes classificadas. A professora Martha ressaltou que a ONHB é muito concorrida: “Há grupos que alcançaram 90,2% de aproveitamento e não foram para a final, por isso é muito importante termos equipes no IFMG que avançaram para essa última fase da competição. Além disso, destacou que no campus foi feito um trabalho integrado entre os professores, com encontros semanais entre todos os grupos para discussão das tarefas.

“Um dos pontos mais importantes da ONHB, a meu ver, é a aposta no caráter coletivo da construção do conhecimento histórico. Sabemos que a ciência é uma atividade coletiva, mas ainda apostamos, em geral, em avaliações individuais. A dinâmica da equipe, na Olimpíada, é tanto uma inovação metodológica que investe nas habilidades de trabalho em grupo dos estudantes, quanto um incentivo à atualização dos professores em relação às práticas de ensino de história”, ressaltou Lucas Pereira. Complementando, para a professora Cleidiane, a ONHB é um momento de extrapolar os conhecimentos dos alunos sobre a construção do conhecimento nas áreas das humanidades, especificamente da História. “O acesso às fontes, a transcrição de documentos, a análise de imagens e o cuidado analitico nas respostas, criam um cenário riquíssimo de construção de sentidos do saberes histórico para os alunos”, aponta Cleidiane.

O IFMG também será representado por uma equipe do Campus Bambuí e outra do Campus Ouro Branco.

Apoio para a viagem

Ao contrário dos anos anteriores, devido ao contingenciamento orçamentário, o Campus Betim não poderá custear a viagem dos estudantes para Campinas-SP. Para poder arcar com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes, foi criada uma "vaquinha online", que pode ser acessada aqui.

Sobre a ONHB:

A ONHB conta com seis fases online, além da final presencial marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas-SP. O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.