Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus recebe evento sobre astronomia

Campus recebe evento sobre astronomia

publicado: 22/07/2017 00h00, última modificação: 01/09/2017 11h32

No entardecer e anoitecer do último sábado (22/07/2017) foi realizada uma atividade conjunta dos projetos Cineclube Cidadão, IFMG Olímpico e Astronomia na Serra do Rola Moça: o Cineastronomia. Cerca de 40 pessoas, entre estudantes do Campus Betim, de escolas da região e familiares, participaram de sessão de cinema e observação astronômica.

Inicialmente foi exibido o filme “Contato” (Robert Zemeckis, EUA, 1997), que trata da possibilidade comunicação com civilizações extraterrestres  e os impactos desse acontecimento na sociedade. A discussão sobre o filme tratou de temas como funcionamento e a natureza da ciência, a religião como forma de entender o universo e os possíveis embates entre estas duas formas de pensamento.

Para o estudante João Pedro de Castro Alves, do 3º ano, “ao observar as estrelas, podemos perceber a inferioridade do ser humano diante do mundo. As nebulosas e os planetas, além de outros fenômenos que mostram que a própria natureza é muito mais fantástica que a mais bela fantasiosa imaginação humana. Resumindo, olhar para as estrelas nos faz mais humildes e sonhadores”.

Após a apresentação e discussão do filme, a estudante Ana Clara Santos de Godoi, monitora do projeto IFMG Olímpico, apresentou o aplicativo de celular Sky Map, disponível para o sistema operacional Android, orientando os presentes quanto à instalação do mesmo e seu envio. Com isso, eles poderão observar o céu noturno e identificar os corpos celestes com autonomia.

Finalizando a atividade, foi realizada a observação do céu noturno. Os monitores do projeto Astronomia na Serra do Rola Moça montaram o telescópio no gramado em frente ao galpão de aulas práticas, onde os presentes puderam ver, através deste instrumento, os planetas Júpiter, com as famosas luas galileanas e Saturno, com seus anéis. O professor Leonardo Soares fez um giro pelas constelações visíveis no céu noturno, discorrendo também sobre os impactos que a poluição luminosa na observação astronômica.