Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça o Projeto Inclusão Digital

Conheça o Projeto Inclusão Digital

Ensino de Informática para Jovens e Adultos e Introdução à Programação de Computadores
publicado: 05/09/2019 21h11, última modificação: 05/09/2019 21h11

O Projeto Inclusão Digital ganhou corpo em 2019, com sua aprovação no edital de Projetos de Extensão nº 13/2018, mas a ideia inicial nasceu em 2017, quando o estudante de Engenharia, Anderson Antônio, procurou a professora Michelle Mendes e expressou seu desejo de ensinar Informática aos jovens da cidade de Juatuba, sua cidade de residência.

Baseada em sua percepção da necessidade de recolocação no mercado de trabalho que alguns adultos enfrentam, a professora da área de Automação Industrial propôs ao graduando transformar esse desejo em um Projeto de Extensão que ensinasse Informática não apenas aos jovens, mas às pessoas adultas que estão em busca de atualização dos conhecimentos e melhoria do currículo.

Naquele ano não houve bolsa de extensão, mas, em seguida, foi possível uma parceria com a Secretaria de Educação de Juatuba, que forneceu espaço, fez a divulgação e as inscrições dos alunos no curso por um semestre. No final de 2018, quando foi lançado o edital de Extensão para 2019, o projeto foi levado para dentro do Campus Betim, o que possibilitou sua expansão, já que foi incluído também o curso de Introdução à Programação.

O Curso de Introdução à Informática, ofertado na modalidade presencial e com duração total de 48 horas, ofereceu 30 vagas no primeiro semestre de 2019 e 11 alunos se formaram. Já no segundo semestre do mesmo ano, mais de 30 vagas são ofertadas.

O Curso de Introdução à Programação de Computadores ofereceu 50 vagas no primeiro semestre de 2019, na modalidade EaD, com carga horária também de 48 horas e com encontros presenciais mensais, tutoria presencial e à distância. Neste curso, contudo, apenas 9 alunos se formaram.

Ao observar a alta taxa de evasão do curso EaD, no segundo semestre de 2019 o curso passou a ser ofertado tanto na modalidade presencial (30 vagas) quanto em EaD (50 vagas).

Na última quarta-feira foram entregues os certificados aos participantes dos cursos. Veja as fotos da cerimônia clicando aqui.