Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coordenadoria de EaD capacita servidores para uso dos estúdios de gravação
conteúdo

Notícias

Coordenadoria de EaD capacita servidores para uso dos estúdios de gravação

Capacitação faz parte dos investimentos na implantação de estúdios de produção de materiais educacionais para EaD em todas as unidades do IFMG.
publicado: 27/03/2023 09h55, última modificação: 27/03/2023 09h55

A educação a distância tem se tornado uma modalidade muito popular no país e o IFMG, por meio da Diretoria de  Desenvolvimento Institucional (DDI) via Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) em parceria com o Programa +IFMG vem investindo na implantação de estúdios de produção de materiais educacionais para EaD em todas as unidades do IFMG. 

Nos dias 14 e 15 de março, 20 servidores da região metropolitana foram capacitados para operar os equipamentos dos estúdios, além de aprender como construir fluxos e estratégias para gravação de aulas e produção de materiais didáticos direcionados à educação a distância. 

Segundo o coordenador da Educação a Distância no IFMG, Renan Ramos, o primeiro dia de treinamento foi realizado de forma virtual e, posteriormente, reuniu os participantes no Campus Ribeirão das Neves para a etapa presencial focada em atividades práticas na operação dos equipamentos e softwares presentes nos estúdios. 

“Apresentamos modelos, recursos e formatos elaborados especificamente para auxiliar o docente que irá gravar uma aula no estúdio, usando os equipamentos ali presentes. Com isso, nosso foco é que os servidores desenvolvam habilidades e competências tanto na parte técnica com a montagem de roteiros quanto na área pedagógica para a produção de materiais audiovisuais em EaD com qualidade”, disse ele que também esteve acompanhado pelos membros da CEAD, Alessandro Almeida que atuo na área técnica e Cléder Silva contribuindo com a questão pedagógica do projeto.

Dentre os tópicos abordados, os participantes foram orientados em relação aos cuidados que devem ser tomados antes da gravação da aula pelos docentes e técnicos que irão operar o equipamento audiovisual. As capacitações iniciaram no final de 2022, após cerca de 75% dos estúdios já estarem completamente instalados e os outros 25% em fase final de instalação. “A previsão é que no segundo semestre deste ano todos os campi do IFMG já tenham os estúdios de EaD prontos para o uso e servidores capacitados para a gravação de videoaulas e demais objetos de aprendizagem”, disse Ramos.

Além disso, a equipe CEAD disponibilizou 17 tutoriais que explicam como montar o ambiente de gravação, garantindo uma boa qualidade de iluminação, áudio e imagem, assim como técnicas de enquadramento, uso do chroma key e configurações do teleprompter. Os interessados podem acessar os tutoriais AQUI.

Hoje, a Plataforma +IFMG (clique aqui) oferta gratuitamente mais de 120 cursos em diversas áreas (incluindo os cursos preparatórios Pré-IFMG e Pré-ENEM), tendo mais de 36 mil pessoas cadastradas em todo o país. A plataforma - que também inclui a Rádio +IFMG e o Centro de Memória - é um ambiente de capacitação a distância que visa incentivar a qualificação profissional do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em Educação a Distância (EAD).

Clique Aqui | Cadastre-se gratuitamente na Plataforma +IFMG