Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Informativo aos estudantes: perguntas e respostas (2023)

Informativo aos estudantes: perguntas e respostas (2023)

publicado: 06/01/2022 15h06, última modificação: 15/02/2023 12h37

Quando começam as aulas?

• Turmas do 1º ano: 27 de fevereiro

• Turmas de 2º e 3º ano: 13 de fevereiro

Horário de aula: 7h20 às 17h40.

Acesse o calendário acadêmico aqui para consultar outras datas importantes, como recessos e período de férias.

Onde consulto a lista de materiais?

Os livros didáticos são fornecidos gratuitamente via Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e são entregues nos primeiros dias de aula. Os livros didáticos devem ser encapados e identificados com o nome do estudante.

Quanto aos cadernos, podem ser de brochura, arame, fichário, de acordo com a preferência de cada estudante. Pedimos atenção apenas ao quantitativo, pois cada curso inclui, em média, 16 disciplinas ao ano. Para conferir quais disciplinas são cursadas em cada ano, acesse a página do curso e clique em Matriz Curricular.

Os materiais específicos para as disciplinas técnicas são requisitados a medida que são necessários, como no caso dos itens utilizados nas disciplinas de Desenho, ou do jaleco e luvas para práticas de química.

Recomendamos que cada estudante tenha uma garrafa de água para uso nos bebedouros.

Onde compro o uniforme?

É obrigatório o uso de camisa de uniforme do IFMG-Campus Betim.  As demais peças (regata, calça, bermuda) são opcionais. O uniforme poderá ser adquirido de duas formas:

O Campus Betim oferta alimentação?

O almoço precisa ser providenciado pelos estudantes. O campus disponibiliza estufa para aquecimento de marmitas (alumínio) e há uma cantina que comercializa lanches e refeições (prato feito a partir de R$13,00 ou no quilo). O estudante poderá sair do campus no intervalo de almoço.

O Campus Betim, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), disponibiliza kit lanche uma vez ao dia, geralmente composto por fruta, pacote de biscoitos e iogurte (a depender a disponibilidade).

O Campus Betim oferece bolsa ou auxílio?

O Programa de Assistência Estudantil (PAE) do IFMG oferece bolsa permanência, um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência de estudantes no IFMG. A bolsa varia de R$150 a R$400 mensais. Para receber, é necessário concorrer ao Edital de Assistência Estudantil, divulgado após o início das aulas, no site do Campus Betim. As orientações quanto ao edital serão prestadas pela Seção de Apoio Educacional, por meio da área de Serviço Social, assim que o edital for publicado.

Onde consulto os horários de aula e a turma?

As aulas ocorrem de 7h20 as 17h40.

Após a conclusão das matrículas, a Seção de Controle e Registro Acadêmico realiza a enturmação dos estudantes. O estudante saberá a turma no início das aulas, programação de recepção aos novos alunos.

Os horários de aula e salas podem ser consultados aqui

Preciso de transporte escolar, como faço?

Informações sobre prestadores de serviço de transporte escolar podem ser conferidas aqui. O compartilhamento desses anúncios não representa a indicação/aval do Campus Betim pelos prestadores desse serviço.

Para informações sobre transporte público, clique aqui.

Onde consulto as normas do Campus Betim?

Os cursos técnicos são regidos pelo Regulamento de Ensino do IFMG. O Regulamento Disciplinar Discente pode ser consultado aqui.

Tenho necessidade educacional específica, a quem devo informar?

Após efetuada a matrícula, entre em contato com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE). Email: napnee.betim@ifmg.edu.br.

Como faço a matrícula?

O cronograma e orientações sobre a matrícula podem ser consultadas aqui.

O que é o IFMG?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores e possui uma Reitoria (unidade administrativa) em Belo Horizonte, além de campi em 18 cidades. Saiba mais assistindo ao vídeo institucional:

Ainda tenho dúvidas, a quem devo procurar?

Após a leitura deste informativo, caso necessite entrar em contato, consulte a relação abaixo:

Seção de Controle e Registro Acadêmico (matrícula): documentos como declaração de matrícula podem ser requisitados diretamente pelo site. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo 3532-5923.

Seção de Apoio Educacional (pedagogia, serviço social, psicologia): 3532-5927.

Biblioteca: 3532-5933