Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de engenharia alcançam resultado expressivo no ENADE

Cursos de engenharia alcançam resultado expressivo no ENADE

publicado: 20/10/2020 20h09, última modificação: 21/10/2020 08h38

Os cursos superiores do Campus Betim alcançaram resultado expressivo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O curso de engenharia de controle e automação conquistou nota máxima (5) e o curso de engenharia mecânica alcançou nota 4.

Dos 194 cursos de Eng. de Controle e Automação, o IFMG Betim teve o 2º melhor conceito ENADE do País. Ficou atrás apenas da UFRGS. Apenas cinco cursos alcançaram nota máxima: UFRGS, IFMG, UFRJ, UNICAMP e UFSC. Já o curso de Engenharia Mecânica figurou entre os seis melhores do estado, entre instituições particulares e públicas.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O coordenador do curso de engenharia de controle e automação, Leandro Freitas, destacou que o resultado é muito positivo e vem coroar o grande esforço dos estudantes, o trabalho dos docentes nas disciplinas e o empenho dos servidores em proporcionar esse ambiente de muito aprendizado que é o IFMG-Campus Betim. Nesse mesmo sentido, o professor André Félix, coordenador do curso de engenharia mecânica, ressaltou que o curso está no caminho certo, que os estudantes aprendem e absorvem o que é ensinado. "Esse resultado mostra que os que os professores estão antenados com a evolução do mercado e buscam levar os alunos sempre para o nível mais alto", comentou André.

Para a diretora de ensino, pesquisa e extensão do Campus Betim, Jaqueline Oliveira, esse resultado demonstra que os estudantes vivem a engenharia no IFMG.  "Essa nota retrata o desempenho dos nossos alunos e o nível de conhecimento destes nos cursos. Demonstra também a dedicação dos professores no desenvolvimento das disciplinas e das Coordenações quanto aos nossos projetos pedagógicos", comentou Jaqueline. Para a diretora, demonstra também o alinhamento do currículo dos cursos com as expectativas educacionais e de mercado. Concluiu destacando que a nota no Enade é complementar ao conceitos obtidos pelos cursos no processo de reconhecimento. No final do ano passado o curso de Engenharia de Controle e Automação recebeu conceito 4 e o de Engenharia Mecânica recebeu nota máxima, conceito 5, durante avaliação de reconhecimento pelo Ministério da Educação

Engenharia de Controle e Automação - Relatório do Curso

Engenharia Mecânica - Relatório do Curso