Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital seleciona bolsistas e professores para curso de Eletricista de Sistemas de Energia Renovável

Programa Qualifica Mais EnergIFE ofertará turmas do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos em várias unidades do IFMG
publicado: 31/05/2023 13h55, última modificação: 31/05/2023 13h57

O Instituto Federal de Minas Gerais acaba de lançar os editais por meio dos quais irá selecionar professores formadores e bolsistas - nas áreas pedagógica e contábil - para atuarem no âmbito do do Programa Qualifica Mais EnergIFE. Por meio da iniciativa, o Instituto ministrará o curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energia Renovável (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos), qualificando profissionais para atuarem no setor.

Seleção de professores formadores

De acordo com o edital nº 41/2023, serão selecionados professores formadores para atuarem no curso de Eletricista de Sistemas de Energia Renovável (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos) nos campi:
Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e Sabará.

Para concorrer, é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, além da escolaridade mínima exigida de acordo com as disciplinas pretendidas, conforme anexo II do edital. Os critérios para classificação dos candidatos também estão detalhados no edital (anexo I) e relacionam-se ao desempenho acadêmico e currículo. A remuneração para professor formador é de R$ 50 hora/aula.

As inscrições estarão abertas de 01 a 20 de junho e podem ser feitas por meio de formulário online (clique aqui). Antes de se inscrever, leia atentamente o edital.

Edital nº 41/2023 - Seleção de professores formadores

Seleção de bolsistas

O edital 42/2023 dispõem sobre o processo para seleção de bolsistas para como Apoio Administrativo/ Pedagógico
e Administrativo/Contábil, no curso de Eletricista de Sistemas de Energia Renovável (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos). Por meio de processo seletivo simplificado, serão selecionados bolsistas para vários campi do IFMG, conforme disposto no quadro 1 do item 2 do edital.

Os pré-requisitos para concorrer como Apoio Administrativo/Pedagógico são ser servidor efetivo lotado no respectivo campus do IFMG onde haverá oferta de vagas; possuir graduação em qualquer área de conhecimento. Já os candidatos a Administrativo/Contábil devem ser servidor efetivo lotado no Campus Ribeirão das Neves; ter graduação em qualquer área de conhecimento; e possuir experiência no setor de Administração e Planejamento com rotinas de liquidação/contratos. Os critérios para classificação dos candidatos estão detalhados no edital (anexo I) e relacionam-se ao desempenho acadêmico e currículo. A remuneração, em ambos os casos, é de R$ 18 por hora, totalizando R$720 para uma carga horária de 40 horas mensais.

Entre 31 de maio e 6 de junho, os interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico (clique aqui). A leitura prévia do edital é imprescindível.

Edital nº 42/2023 - Seleção de bolsistas Apoio Administrativo/ Pedagógico e e Administrativo/Contábil