Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Elas são POWERS! Estudantes do IFMG são selecionadas em iniciativa da Embaixada Americana

O Programa Power4Girls visa empoderar meninas por meio de estratégias de empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. Campi Betim e Ouro Preto tiveram propostas selecionadas.
publicado: 14/02/2022 10h11, última modificação: 14/02/2022 10h11

Elas são jovens, empoderadas e recentemente foram selecionadas para participar do programa Power4Girls, iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA com apoio do Instituto Glória. As equipes “Por Elas” e “Betgirls”, dos campi Ouro Preto e Betim, respectivamente, estão com a missão de apresentar em Brasília, projetos empreendedores que terão impacto positivo no meio ambiente.

Com o projeto “Dignidade para elas”, as estudantes Alice de Magalhães Pedroza, Camilla dos Santos Ferreira, Cecília Giacomin Costa e Vitória Cristina do Amarante Campos Silva querem minimizar a pobreza menstrual e empoderar as mulheres residentes de comunidades vulneráveis na região do Campus Ouro Preto. A ideia é desenvolver um protótipo de absorvente ecológico composto por algodão orgânico, celulose e bioplástico biodegradável a ser distribuído gratuitamente para as mulheres assistidas pelo projeto.

O ensino remoto não foi impeditivo para que as integrantes da equipe “Por Elas” se reunissem e pensassem uma alternativa para ajudar adolescentes que não possuem água tratada em casa ou um banheiro com boas condições para o manejo da higiene menstrual. “Um dos principais motivos pela ausência de itens para a higiene íntima é a natureza e o preço. Por isso, queríamos propor algo que substituísse os absorventes de plástico por ideias mais sustentáveis, como coletores menstruais ou absorventes de pano. E assim chegamos à proposta de um absorvente produzido com matérias-primas naturais, sem plástico e nem químicos agressivos”, disse as jovens estudantes ao destacar que em média uma mulher gasta entre R$3 a R$8 mil reais na compra de absorventes ao longo da vida.

Segunda a orientadora Érica Aniceto, as estudantes passaram o mês de dezembro de 2021 debatendo sobre como aliar a pobreza menstrual às questões ambientais e ao empreendedorismo. “Iremos desenvolver o projeto nos próximos meses e o apresentaremos em Brasília, em setembro”, falou a professora que ainda ressaltou o apoio do Campus Ouro Preto na oferta de cursos e palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade para as beneficiadas pelo projeto.

Rejeitos de calcário x benefício ao solo

Intituladas como “Betgirls”, as estudantes Dafne Silva, Ellen Santos, Kathleen Matos, Mayra Viana, do Campus Betim, curso técnico integrado de Química também foram selecionadas com o projeto “Corretivo de Solo proveniente do Rejeito da Mineração de Calcário”. A ideia partiu da necessidade de criar um produto de baixo custo que utilizasse o rejeito de calcário em hortas comunitárias e plantações de subsistência.

Lecionando Geografia no Campus Betim, o professor Paulo Borges tornou-se orientador das estudantes, após promover amplas discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade durante as aulas. Segundo ele, o objetivo é recolher amostras de rejeito-calcário e, a partir de processos sintetizados de trituração e transformação, obter um corretivo de solo a baixo custo. “É sabido que a composição carbonática e de cálcio de seus resíduos possui propriedades químicas benéficas ao solo e ao desenvolvimento de plantas, tais como: equilíbrio do pH; diminuição da retenção do fósforo; ação pré-fertilizante; aeração e circulação de água. A exploração de calcário, por exemplo, fornece produtos importantes para a construção civil, mas não apresenta soluções simplificadas para o uso de seu rejeito”, disse o orientador sobre a proposta do projeto.

O que é o Power4Girls?

O Programa Power4Girls - Empower to Lead! é uma iniciativa oficial da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, em parceria com o Instituto Glória e tem apoio institucional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). O objetivo é fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de habilidades em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. O programa é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país, que buscam de forma criativa solucionar um problema/questão na área de meio ambiente e sustentabilidade e promover o bem-estar social.

Saiba mais:

73 alunas do ensino médio na Rede Federal são selecionadas para participar do programa Power4Girls

Embaixada dos EUA lança programa para o empoderamento feminino de estudantes da Rede Federal