Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enem 2020: destaques na redação
conteúdo

Notícias

Enem 2020: destaques na redação

publicado: 05/04/2021 15h57, última modificação: 30/04/2021 09h23

O resultado do Enem 2020 foi divulgado na segunda-feira (29/03) e vários ex-alunos do Campus Betim alcançaram resultados expressivos na redação. Agora já formados, eles compartilharam conosco um pouco sobre essa experiência de se preparar para o exame durante o terceiro ano do curso técnico integrado em um contexto tão complicado como a pandemia de Covid-19.

Diferente de outras escolas, os Institutos Federais não têm como foco o preparo para o ENEM, no entanto, nas aulas de redação do Ensino Médio. No Campus Betim, as docentes responsáveis pelas disciplinas de língua portuguesa procuram exercitar o texto argumentativo, pois além das provas para acesso ao ensino superior, este tipo textual é exigido em outros processos seletivos e concursos. A professora Aline Arruda explicou que no terceiro ano, costuma focar no modelo de redação exigido pelo INEP, que acaba, portanto, capacitando os estudantes para produzir bons textos durante toda a vida acadêmica e profissional deles. "O ano de 2020 , todos sabemos, foi um ano difícil e de Ensino Remoto, que complicou ainda mais nossas interações, mas não impediu que tantos alunos do campus Betim conseguissem se dedicar e vencer esta etapa, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos. Estou muito orgulhosa dos resultados", comentou Aline.

Na edição 2020, mais de 2,7 milhões de candidatos compareceram à prova do ENEM e apenas 28 tiraram nota 1000. A média foi de 588,74.

Confira abaixo alguns depoimentos:

Anna Clara Lourenço Souza (Automação Industrial - nota 940):  O ano de 2020 foi de desafios para todo mundo, então procurei reconhecer meus limites e me preparar para o Enem da forma que fosse possível. A matéria que mais me dediquei foi redação, e fui fazer a prova bem confiante, apesar de tudo. Mesmo confiante, não esperava essa nota e fiquei muito feliz e surpresa com o resultado.

Marina Sales Reis (Química - nota: 980): A nota foi uma surpresa, eu tirei 980 na redação do ENEM 2019 também, mas achei que a nota desse ano poderia diminuir um pouco. Eu me preparei para a prova no geral focando bastante em como havia sido nos anos anteriores, e na parte de redação, em específico, eu tentei absorver o máximo possível do modelo pedido pelo ENEM, lendo algumas redações que tiraram nota 1000, principalmente. A professora Aline ajudou bastante, inclusive na motivação. Eu sempre gostei de escrever, acho que isso também foi importante. Acho que manter uma frequência de escrita também foi essencial, eu fazia uma redação por semana, no mínimo. 

Andressa Victoria (Química - nota 900): Meu primeiro contato com o formato de redação do Enem foi justamente no terceiro ano, durante as aulas com a professora Aline. Assistia a todas as aulas disponibilizadas via Ensino Remoto e redigi sobre os temas propostos na disciplina. Acompanhei também alguns vídeos na internet, que complementaram esse preparo. Eu havia feito um trabalho sobre saúde mental em outra disciplina durante o ensino técnico integrado, o que resultou em uma boa bagagem para abordar durante a redação do Enem. Fiquei muito feliz e surpresa, pois minha nota melhorou muito em relação a 2019, quando participei do Enem pela primeira vez, durante o segundo ano do ensino técnico integrado.

Caroliny Coelho Gomes (Mecânica - nota 880): Quando vi meu resultado, principalmente, a nota da redação, fiquei feliz e me emocionei muito, pois a pressão que já é gerada normalmente pelo Enem, esse ano veio em dobro por conta da pandemia. Por mais que eu tenha dedicado nas aulas e propostas de redação da professora Aline e também buscado conteúdos na internet para agregar, no dia da prova me atrapalhei para escrever e achei que tinha ido tudo pelos ares! Escrevi várias vezes e de formas diferentes por todos os espaços brancos que encontrei na prova. Porém, em um breve momento de calma, me esforcei ao máximo para não deixar a redação em branco. E no final ver que tirei 880 nessas circunstâncias, me sinto muito vitoriosa e grata por ter persistido até o final.

Camila Ferreira (Química - nota 960): O ano de 2020 foi extremamente complicado e obter esse resultado na redação do Enem foi muito recompensador! Sem dúvida, as aulas de redação do IFMG ajudaram muito.

Anna Carolina Rocha Borges (Automação Industrial - Nota 920): O ano de 2020 contribuiu para a compreensão sobre a necessidade de nos adaptarmos em tempos difíceis. Conseguir uma boa preparação para o ENEM não foi fácil, mas foi necessário, entendendo que há tempos de maiores dedicações que outros. Sabia que precisava focar muito em redação, uma vez que no ano passado tive uma nota extremamente inferior. Ainda assim, não esperava ter um resultado tão satisfatório, o que me gerou uma feliz surpresa! É gratificante ver o fruto da nossa evolução e dedicação.

Kevynn de Freitas Velasco (Automação Industrial - Nota 820): Sendo sincero, minha preparação para realizar a redação foi basicamente só as aulas da professora Aline sobre. Os professores da área básica (Português, Matemática, História, etc) nos prepararam muito bem para realizar a prova! 2 semanas antes do ENEM, revisei minhas redações e as dicas que ela passou, e fui fazer a prova tranquilo, mesmo nesse contexto de pandemia e ensino remoto.

Iris Karoline de Aguiar Silva (Mecânica - nota 900): Quando o site do enem carregou a nota foi uma surpresa. Não esperava uma nota tão boa, fiquei muito feliz. Devido a pandemia e esse contexto de estudar em casa, me preparei para a redação escrevendo. Tínhamos aulas de português com a professora Aline focadas em redação e algumas de nossas avaliações foram estilo Enem. A professora Aline corrigia e apontava nossos erros, isso ajudou muito. Além disso, assisti a vídeos sobre as estruturas da redação e sobre os possíveis temas, esse estudo me deu uma base para o que deveria fazer no dia.

Cecília Lorraine Santos Fernandes (Química - nota 960): Estudar durante a pandemia não foi nada fácil, pois tive dificuldades para me adaptar ao ensino remoto. Além disso, como eu estava no terceiro ano, não pude me dedicar exclusivamente para a prova do Enem. Assim, criei estratégias para me preparar para esse exame, como: escrever redação uma vez por semana; reescrever caso minha nota fosse menos de 900 pontos; ler repertórios socioculturais divididos por eixos temáticos e fazer reuniões online com estudantes para discutirmos diversos temas. Esse esforço, somado ao apoio dos excelentes profissionais do IFMG - Campus Betim, fez com que eu alcançasse 960 pontos na redação do ENEM.

 

Outros estudantes com resultados de destaque:

Luana Barros - Técnica em Química - nota 980

Isabela Soares - Técnico em Automação - nota 980

Letícia Rezende - Técnica em Mecânica - nota 960

Sâmila Luisa de Faria Miranda - Técnica em Química - nota 960

Daniel Nery Sant'Anna Marques da Silva -  Técnico em Química - Nota: 940

Karina Alves Melo Ferreira - Técnica em Química - nota 940

Júlia Alessandra Oliveira Roncalle - Técnica em Química - nota 940

Gabriel Ferreira Marques Mendes - Técnico em Automação Industrial - nota 940

Vitória Ferrogine - Técnica em Química -nota 940

Ana Clara Gomes Barbosa - Técnico em Mecânica - 920

Celine Amaral - Técnica em Química - 920

Daniel Augusto Lopes - Técnico em Química - 920

Renzo Lion - Técnico em Mecânica - 920

Guilherme Henrique Chaves Freire - Técnico em Mecânica - nota 900