Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do técnico conquistam medalhas em competições de matemática

Estudantes do técnico conquistam medalhas em competições de matemática

publicado: 25/11/2020 14h27, última modificação: 31/05/2021 14h55

O Campus Betim recebeu recentemente os resultados de duas competições na área de matemática.

Na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) 2020, foram 4 medalhas e 2 menções honrosas.

• Medalha de Ouro: Gabriel Ferreira Marques Mendes
  • Medalha de Prata: Matheus Elias Souza Nascimento
  • Medalha de Bronze: Aline Graciele H. Campos e Enzo Pinheiro Pierazolli
  • Menção Honrosa: Danilo Matos de Oliveira e Lucas Henrique Morais Parreiras

O estudante Gabriel Mendes foi o único medalhista de ouro do IFMG. Além do Campus Betim, participaram os campi Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi e Ponte Nova. De acordo com o regulamento da OMIF, 1% dos melhores colocados no total geral recebem a Medalha de Ouro.

Excepcionalmente nesta edição, a competição foi realizada de forma virtual, com uma prova de 1ª fase composta de 15 questões objetivas; e um evento com palestras, minicursos e oficinas na 2ª fase.

É muito gratificante poder trazer essa medalha de ouro para o IFMG, mesmo nesse contexto tão difícil em que estamos vivendo. A OMIF, assim como outras olimpíadas de matemática, é muito desafiadora e propicia o desenvolvimento do raciocínio lógico, o que é ótimo para mim, que pretendo seguir na área de tecnologia e programação. Antes de entrar no instituto, havia feito apenas a OBMEP, na qual conquistei uma medalha de bronze. No IFMG, consegui evoluir essa medalha para prata e, agora no meu terceiro ano, devido à pandemia, a OBMEP não ocorreu. Entretanto, tive a oportunidade de realizar a OMIF e, felizmente, alcançar o ouro. Essas conquistas só foram possíveis devido ao conhecimento e incentivo que os professores Carlos Eustáquio e Wagner Braga me deram, a quem eu agradeço muito. Gabriel Mendes.

Para a estudante do técnico em Química Aline Graciele, apesar de contexto atípico de 2020, foi possível aproveitar seu último ano de curso técnico ao participar de eventos como a OMIF. Para ela, além de aprofundar conhecimentos matemáticos, o concurso também ofereceu a oportunidade de incrementar sua bagagem cultural, uma vez que a segunda fase envolveu palestras, apresentações culturais e rodas de conversa.

Já no Concurso Canguru de Matemática Brasil foram quatro medalhistas:

• Medalha de Ouro: Lucas Vargas
  • Medalha de Prata: Lucas Oliveira
  • Medalhas de Bronze: Enzo Pierazolli e José Vitor Pires

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.

A participação do Campus Betim nas competições foi coordenada pelo professor Carlos Eustáquio Pinto, da área de Matemática e Estatística.