Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de conversa com a escritora Maria José Silveira

Estudantes participam de conversa com a escritora Maria José Silveira

publicado: 28/06/2023 15h30, última modificação: 28/06/2023 15h30

Na manhã de hoje, dia 28/06, os estudantes do terceiro ano dos cursos técnicos do Campus Betim tiveram a oportunidade de conversar com a escritora Maria José Silveira, autora de "Maria Altamira", obra trabalhada na primeira etapa nas disciplinas de História e de Língua Portuguesa e Literatura, conduzidas pelas professoras Paula Elise, Manuela Felicíssimo e Aline Arruda.

De acordo com a professora Aline, o intuito da atividade foi conversar sobre o livro "Maria Altamira" e também conhecer melhor os bastidores do processo de escrita da autora.

Inicialmente, Maria José contou sobre o processo de escrita em Maria Altamira. Contou que lia muitas notícias nos jornais sobre a construção de Belo Monte e que presenciou vários protestos de indígenas contra essa construção, e que isso a impactou. Ao pensar em escrever sobre essa temática, decidiu ampliar essa questão, e recordou sua experiência ao visitar Yungay, no Peru, que sofreu com uma catástrofe devido a um terremoto. A escritora também comentou sua formação como antropóloga, e as viagens que realizou para compreender os impactos da construção de Belo Monte na vida dos indígenas e dos ribeirinhos.

Respondendo a perguntas de alunos, comentou sobre o trabalho do escritor, ao equilibrar o real, o contexto histórico, com o ficcional, e as dificuldades nessa construção; as decisões durante a escrita, quanto ao desenvolvimento da história; as diferenças de personalidades entre as personagens; entre outros aspectos. Respondendo a um questionamento de uma aluna, que também é uma jovem escritora, explicou que ao escrever, o autor coloca muito de si, não necessariamente suas experiências pessoais; e que a escolha dos caminhos durante a escrita dependem de tudo que o autor viveu, conheceu, leu, e a escrita representa a sua visão de mundo.

Ao fim do bate-papo, a escritora agradeceu e elogiou as perguntas realizadas pela turma.

Maria José Silveira é escritora, editora e tradutora. Seu primeiro romance, A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas (Editora Globo), recebeu o Prêmio Revelação da APCA 2002 e já ganhou edições nos Estados Unidos, Itália e França. Desde então, publicou oito romances. Em 2021, com Maria Altamira (Instante), foi finalista dos prêmios Oceanos e Jabuti. Lançou recentemente "O Farejador de Águas". É goiana e mora há vários anos em São Paulo.

Assista ao encontro completo: