Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FPT Brasil promove palestras para estudantes de engenharia
conteúdo

Notícias

FPT Brasil promove palestras para estudantes de engenharia

publicado: 23/05/2019 16h42, última modificação: 11/06/2019 08h46

Na quarta-feira, dia 22/05, o Campus Betim recebeu, em parceria com a FPT Brasil, as palestras "Desenvolvimento de Protótipos" e "Análise de óleos lubrificantes". As palestras foram conduzidas por Fernando Cunha Pimentel Ulhôa e Julio Cesar de Melo, respectivamente analista e especialista de produto da FPT Industrial. Além da palestra, a FPT trouxe um motor em corte para exibição, sendo possível observar o funcionamento interno e movimentação das peças.

O professor Bruno Baptista, coordenador do curso de engenharia mecânica, ressaltou que essa palestra foi um marco,  representando o início de uma parceria entre as duas instituições. "Tal parceria aproxima a indústria e a escola, um dos objetivos dos Institutos Federais. A quantidade de alunos interessados na palestra e  na dinâmica com a exibição do motor em corte mostra a vontade da busca pelo conhecimento e pela inovação tecnológica. Esta parceria tem tudo para dar certo, e vamos trabalhar muito para o seu sucesso".

O estudante Marco Antônio Alves Brandão, calouro de engenharia de controle e automação, comentou que a palestra o fez pensar sobre a necessidade constante de pesquisas para evolução dos óleos lubrificantes utilizados em motores de grande porte, e despertou seu interesse na produção e desenvolvimento de sensores de monitoramento do desgaste dos motores.

A FPT Industrial é a marca da CNH Industrial dedicada ao desenvolvimento, produção, venda e assistência de grupos propulsores paro usos "on road", "off road", marítimos e de geração de energia. Atualmente, a FPT Industrial é um dos líderes mundiais em motores, eixos e transmissões para o setor industrial, ocupando uma das primeiras quatro posições entre os fabricantes mundiais no segmento dos motores diesel de 2 a 20 litros.

A atividade foi realizada dentro das disciplinas de Introdução à Engenharia e foi aberta a estudantes dos cursos de engenharia mecânica e engenharia de controle e automação.