Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG recebe recursos para implantar Espaço 4.0
conteúdo

Notícias

IFMG recebe recursos para implantar Espaço 4.0

publicado: 26/01/2021 10h45, última modificação: 26/01/2021 14h03

Ao longo deste ano, o IFMG irá investir na criação de novos laboratórios que serão usados para capacitação de jovens em cursos de tecnologia e robótica. A iniciativa é parte de programas do Governo Federal e será viabilizada por meio de recursos dos Ministérios da Educação e da Mulher, Família e Direitos Humanos. O Espaço 4.0 ofertará cursos como desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, integração inteligente de sistemas de produção, manufatura aditiva aplicada, entre outros.

Uma das iniciativas é o programa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que leva em consideração os desafios e oportunidades da Agenda 4.0. O objetivo é dar acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade de jovens no atual mercado de trabalho. Os recursos para implementação dos Espaço 4.0 são aplicados por alocação de emendas parlamentares.

O Campus Betim receberá um desses laboratórios. De acordo com a direção-geral da unidade, o processo para aquisição dos equipamentos foi iniciado a partir da descentralização de recursos, que ocorreu em dezembro de 2020. 

Serão investidos R$ 300 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Lucas Gonzales. De acordo com o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG, Tiago Simão Ferreira, para aprovação do projeto, foi desenvolvido um plano de trabalho enviado à SNJ em julho de 2020. 

Inicialmente, serão oferecidos dez cursos por semestre, com turmas de oito alunos. As capacitações terão duração de 20 ou 40 horas e vão abranger as seguintes áreas: Desenho 2D; Desenho/Modelagem 3D; Introdução à Programação Web; Programação Móvel; Integração Inteligente de Sistemas de Produção; Indústria Avançada: conectando conceitos na prática; Cloud computing: Arquitetura e Aplicações; Eletrônica Básica; IoT – Internet of Things - Internet das Coisas; e Manufatura Aditiva Aplicada. 

Os cursos terão apoio dos docentes das áreas de Mecânica, Automação Industrial e Tecnologia da Informação. O público-alvo são jovens de 15 a 29 anos. As atividades serão realizadas no Laboratório de Mecânica do Campus Betim.

Além de Betim, os campi Formiga, Ouro Preto e Ribeirão das Neves também receberão laboratórios semelhantes ao Espaço 4.0. No caso dessas três unidades, os locais serão implementados com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação, dentro do projeto Espaço Maker. A definição desses campi para receber os investimentos foi feita via edital do NIT, cuja seleção ocorreu no primeiro semestre de 2020.