Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG tem nova ouvidora adjunta

IFMG tem nova ouvidora adjunta

publicado: 15/07/2021 09h48, última modificação: 15/07/2021 09h49

"A Ouvidoria é um espaço importante de participação do público interno e externo do serviço público, que é dirigido à coletividade. As palavras são da nova ouvidora adjunta do IFMG, Marina Contarine. A servidora tem acompanhado os fluxos e realizado os cursos de Certificação em Ouvidoria, concedida pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “São características desse espaço a escuta ativa, o diálogo, o respeito e a empatia com o público e as demandas recebidas. Por meio das manifestações, o Instituto tem a oportunidade de repensar e aprimorar as políticas e práticas institucionais", completou.

Câmaras de conciliação

Desde outubro de 2020, os membros da comunidade acadêmica do IFMG envolvidos em situações de desentendimento podem requerer a atuação de uma equipe imparcial e capacitada em mediações. Criadas pela Portaria 959/2020, as Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos são mais um espaço dentro da Ouvidoria Geral do Instituto destinado à resolução de situações funcionais de desentendimentos. O objetivo é favorecer e estimular o diálogo entre as partes envolvidas em conflitos que extrapolem as possibilidades internas de solução e que não envolvam infrações disciplinares.

São quatro câmaras, correspondentes a cada uma das regiões do IFMG
Região 1: Reitoria, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Betim e Sabará
Região 2: Governador Valadares, São João Evangelista e Ipatinga
Região 3: Bambuí, Arcos, Formiga e Piumhi
Região 4: Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Ponte Nova, Itabirito e Conselheiro Lafaiete

Cada uma das câmaras é composta por três servidores, nomeados pelo reitor, e que atuam como mediadores.

Como acionar a Ouvidoria?

As manifestações devem ser registradas na Plataforma Fala.BR e classificadas nos seguintes tipos:

• Denúncias - Ato ilícito ou irregularidade praticada pela Instituição ou seus servidores, que esteja em desacordo com a legislação;

• Elogios - Demonstração de satisfação ou reconhecimento sobre um serviço público ou atendimento;

• Reclamações - Demonstração de insatisfação com um serviço público ou conduta de servidor na prestação desse serviço;

• Solicitações - Pedido para adoção de providências quanto a um atendimento ou serviço;

• Sugestões - Apresentação de ideia ou proposta de melhoria de políticas ou de serviço prestado;

• Simplifique - Apresentação de ideias para desburocratizar o serviço público.

A Plataforma ainda acolhe os pedidos de acesso à informação. Amparados pela Lei da Transparência, os pedidos de informação são respondidos pelos servidores do Setor de Gestão Documental. Após o retorno das atividades presenciais (ainda sem previsão), se solicitados, os atendimentos presenciais voltarão a ocorrer, tanto na Reitoria quanto nos campi.

André Resende, ouvidor geral do IFMG, explica que documentar e divulgar as atividades realizadas também são ações importantes. “Ao final de cada semestre são publicados relatórios com os tipos de manifestações recebidas, visando à transparência e efetividade da atuação da Ouvidoria junto à Instituição e comunidade".

Ouvidorias Locais

São João Evangelista

Alceste Metzker dos Santos Glória

ouvidoria.sje@ifmg.edu.br

Apesar de ainda não contarem com uma ouvidoria local, os registros de manifestações referentes aos campi Arcos e Ipatinga são feito também via Fala.BR e o atendimento, realizado pela Ouvidoria Geral.