Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Isenção da Taxa do Vestibular: saiba como pedir a gratuidade no Processo Seletivo 2025

CadÚnico será única forma de comprovação de renda para cotas sociais em processo seletivo.
publicado: 28/08/2024 14h42, última modificação: 28/08/2024 14h42

Nos processos seletivos para cursos técnicos e superiores do IFMG, candidatos oriundos de escolas públicas ou em condução de vulnerabilidade social podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Aqueles que comprovarem a necessidade estarão isentos do pagamento da taxa, que para o Processo Seletivo 2025/1º semestre é de R$60 (cursos técnicos integrados) e R$30 (subsequentes e graduação).

Clique Aqui | Edital 306/2024 - Cursos Técnicos Integrados

Clique Aqui | Edital 307/2024 - Cursos Técnicos Subsequentes

Clique Aqui | Edital 308/2024 - Cursos de Graduação

Como solicitar a isenção?

O candidato que desejar solicitar a isenção deverá acessar o sistema de inscrições do processo seletivo e preencher o Formulário de Inscrição, marcando a opção de "solicitação de isenção da taxa" e anexando a documentação que comprove o seu direito.

Clique Aqui | Faça sua inscrição

Para ter direito ao benefício, é preciso comprovar uma das situações abaixo e anexar, no sistema, o documento correspondente até o dia 13 de setembro.

Condições para isenção total do pagamento da taxa Forma de comprovação
Renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio Comprovante do Cadastro Único (CadÚnico)

Ter cursado o ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou Médio (no caso dos cursos subsequentes e superiores) completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

a) Histórico Escolar ou documento equivalente, que comprove ter cursado o Ensino Fundamental ou Médio integralmente na rede pública de ensino; ou

b) Declaração para fins de isenção da taxa de inscrição disponível no Anexo VIII; ou

c) Declaração de que cursou o Ensino Fundamental ou Médio completo como bolsista integral em escola da rede privada, devidamente carimbada e assinada.

Esteja cursando a última série do Ensino Fundamental ou Médio no ano de 2024, em qualquer modalidade de ensino (cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e/ou graduação), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

a) Declaração de que está regularmente matriculado no último ano do Ensino Fundamental ou Médio em escola da rede pública, devidamente carimbada e assinada; ou

b) Declaração para fins de isenção da taxa de inscrição disponível no Anexo VIII;

É necessário apresentar somente a documentação que comprove uma dessas condições/situações. Os documentos devem ser digitalizados em formato PDF, PNG ou JPG e enviados (upload) exclusivamente por meio do sistema de inscrição até o dia 13 de setembro. Após essa data, não será possível solicitar a isenção.

Para aqueles que tenham solicitado a inscrição no CadÚnico nos últimos 45 dias e não conseguir extrair o comprovante de cadastro, poderá apresentar a Folha Resumo V7 com data e assinatura do setor responsável.

CRONOGRAMA

Divulgação do resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição: 27 de setembro
Recebimento de recursos para pedidos indeferidos: 30 de setembro e 1º de outubro
Divulgação da decisão final (pós-recurso) do resultado dos pedidos de isenção: 5 de outubro

Em caso de dúvidas, o processo seletivo 2025 disponibilizou um canal de atendimento eletrônico para esclarecimentos. Envie e-mail para vestibular@ifmg.edu.br

Lembrando que as informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu responsável. A declaração falsa de dados implicará no cancelamento da inscrição e está sujeita a penalidades legais.

Saiba mais:

Clique Aqui | CadÚnico será única forma de comprovação de renda para cotas sociais em processo seletivo

Clique Aqui | Processo Seletivo do IFMG abre inscrições e oferta 4.665 vagas

Clique Aqui | IFMG anuncia abertura dos editais para o Processo Seletivo 2025