Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento do e-book Paulo Freire em Nós marca programação da Semana de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

Lançamento do e-book Paulo Freire em Nós marca programação da Semana de Ciência e Tecnologia

publicado: 29/10/2025 15h13, última modificação: 29/10/2025 15h23

Durante a programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, o IFMG-Campus Betim recebeu, na tarde de terça-feira (28/10), o educador e pesquisador Yago Campelo para o lançamento do e-book “Paulo Freire em Nós: a atualidade de um legado crítico”.

O encontro, que também contou com a palestra “Mudanças Climáticas e Fim do Mundo? Esperançar cenários outros com Paulo Freire”, foi pensado como um espaço de partilha e escuta, inspirado na pedagogia freireana. Em um tom dialógico e acolhedor, Yago refletiu sobre o discurso ideológico do “fim do mundo” e suas conexões com as mudanças climáticas, convidando o público a repensar o presente com esperança e criticidade.

O e-book, organizado por Yago, reúne contribuições de diversos autores e traz dois capítulos escritos pelo professor Leonardo Marques, do Campus Betim, em coautoria com estudantes do Mestrado Profissional em Geografia - PROFGEO, Geison Soares e Joênia Conceição. A obra propõe um diálogo entre a pedagogia freireana e os desafios contemporâneos da educação, reafirmando a atualidade e a potência transformadora do pensamento de Paulo Freire.

O lançamento integrou as atividades da SNCT 2025, cujo tema central é “Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”, reforçando o compromisso do IFMG com uma educação crítica, humanizadora e ambientalmente engajada.

Acesse aqui o ebook "Paulo Freire em Nós: a atualidade de um legado crítico".