Notícias
Livro aborda Educação em Humanidades Científicas na Zona Crítica
O professor Bruno Francisco Melo Pereira, docente da área de Física do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Betim, é um dos organizadores do recém-lançado livro "Educação em Humanidades Científicas na Zona Crítica". A obra, publicada pela Editora Na Raiz com o apoio do CNPq, também conta com a organização do professor Francisco Ângelo Coutinho e da pesquisadora Karla Magna dos Santos Gonçalves.
O livro é fruto do trabalho desenvolvido pelo professor Bruno Pereira em sua pesquisa de doutorado, que o levou a explorar o conceito de Zona Crítica, termo originário das ciências do Sistema Terra. A partir dessa base, a publicação aplica o conceito na perspectiva da Educação em Humanidades Científicas, especialmente em turmas interculturais de formação de professores na Faculdade de Educação.
Entre os temas abordados nos três capítulos que o professor Pereira contribuiu, destacam-se a lógica multimidiática nas redes sociais digitais, o ensino de astronomia com foco em territórios campesinos e as relações construídas pela água na Zona Crítica, fundamentadas em uma orientação de iniciação científica júnior desenvolvida pelo grupo de pesquisa COGITAMUS - Educação e Humanidades Científicas.
Conforme apontado pelo professor Luiz Franco, da Faculdade de Educação, na introdução do livro, "A síntese da obra, explorada a partir de diferentes temáticas ao longo dos capítulos, é que a educação em ciências deve estar mobilizada e implicada diante do Novo Regime Climático. É a partir de nosso engajamento que teremos condições de afetar nossos estudantes e de também sermos afetados".
A obra "Educação em Humanidades Científicas na Zona Crítica" está disponível para acesso gratuito no site da Editora Na Raiz (clique aqui).
