Você está aqui: Página Inicial > Notícias > OBMEP: estudantes conquistam 14 medalhas

OBMEP: estudantes conquistam 14 medalhas

publicado: 20/01/2022 08h54, última modificação: 20/01/2022 08h54

O IFMG Campus Betim conquistou 4 medalhas de prata, 10 medalhas de bronze e 10 menções honrosas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

A OBMEP reuniu 17.357.081 estudantes de quase 50 mil escolas públicas. Apenas 0,009% dos participantes conquistam medalhas de prata; 0,026% medalha de bronze e 0,266% menções honrosas. Todos os estudantes do Campus Betim que participaram da 2ª fase foram premiados.

O ótimo desempenho dos estudantes resultou também em premiações nas categorias Professor e Escola. Os professores Carlos Eustáquio, Wagner Braga e Gislane Miranda foram premiados, e os dois primeiros poderão participar do OBMEP na Escola 2022, um programa de formação de professores. Já o Campus Betim receberá um kit didático pela maior média de notas obtidas pelos estudantes, por grupo. Apenas 15 escolas públicas em todo o estado de Minas Gerais foram premiadas nesta categoria.

O professor Wagner explicou que os estudantes medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica PIC 2022, com bolsa de estudo. Já quem recebeu Menção Honrosa é convidado e pode receber bolsa de acordo com a disponibilidade. O PIC é um programa que propicia contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando para o desempenho profissional e acadêmico.

De acordo com o professor Carlos, coordenador local da OBMEP no Campus Betim, a equipe de Matemática do campus, composta também por Brasílio Freitas, Fábio Pires, Hélio Simonetti e Nádia Braga, desenvolveu diversas iniciativas para a melhoria da qualidade do ensino ensino-aprendizagem em Matemática. Em 2021 foram realizados os projetos “IFMG Betim nas Olimpíadas de Matemática”, aprovado via Edital 022/2021/PROEN), “Polo do PIC da OBMEP”, aprovado com fomento externo, e “Curso Preparatório Para a Segunda Fase da 16ª OBMEP, sem fomento.  O professor Carlos também destacou o apoio da Reitoria do IFMG ao projeto “IFMG Betim nas Olimpíadas de Matemática”, que possibilitou a preparação dos estudantes para a primeira fase da OBMEP, bem como participação do Campus Betim em outras competições de matemática.

Prata

• Leonardo Duarte Fernandes Júnior
  • Samuel Viana Terra
  • Talita Emidio de Freitas

A entrega das medalhas e demais prêmios será realizada pela coordenação regional da OBMEP em data a ser agendada.

Além do Campus Betim, outros campi do IFMG também participaram da OBMEP: Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabirito, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova e Sabará