Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olimpíada de Inovação tem inscrições abertas até 4 de novembro

Olimpíada de Inovação tem inscrições abertas até 4 de novembro

Alunos do IFMG podem inscrever propostas de produtos ou processos. Premiação para os vencedores será de R$ 15 mil. Cerimônia de abertura foi realizada no Campus Ouro Branco

publicado: 19/10/2018 08h23, última modificação: 20/02/2019 08h57

Aberta oficialmente, no dia 8 de outubro, a terceira edição da Olimpíada de Inovação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Realizada pela manhã no auditório do Campus Ouro Branco, a cerimônia de abertura contou com a participação de cerca de 200 alunos e professores e a presença do professor Rodrigo Bianch, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), convidado para ministrar a palestra “Da bancada à Incubada”.

O docente é doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo e atua principalmente na pesquisa de filmes finos e dispositivos eletrônicos orgânicos. Entre os temas abordados por ele estavam a inovação, criação de startup, papel da incubadora de empresas no processo de inovação e como uma pesquisa de laboratório pode se tornar um produto competitivo de mercado.

Também participou da abertura a equipe SocioPrinter, vencedora da edição anterior com o projeto Impressora em Braile de Baixo Custo.

Organizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, a Olimpíada quer discutir o tema "Construindo Conexões", escolhido porque faz alusão à conexão que existe entre pesquisa e os problemas reais da sociedade, entre a ciência e o desenvolvimento, entre entre o presente e futuro tecnológico e também entre os diferentes níveis de ensino e cursos do IFMG.

Como participar

Os alunos interessados em concorrer aos prêmios da Olimpíada tem até o dia 4 de novembro para se inscrever. Podem participar estudantes do ensino presencial e a distância, regularmente matriculados nos cursos técnicos (modalidades integrado, subsequente e concomitante), nos cursos superiores de tecnologia e nos cursos de graduação e de pós-graduação. Eles devem se organizar em equipes compostas por cinco alunos e um orientador, que pode ser qualquer servidor em exercício no IFMG, seja professor ou técnico administrativo.

Para se inscrever, é preciso acessar o site www.ifmg.edu.br/olimpiadadeinovacao, ler todo o regulmento e submeter a documentação exigida, que incluiu: formulário de inscrição; proposta de trabalho; plano de execução da proposta; plano de execução financeira; termo de compromisso do estudante representante da equipe; termo de confidencialidade, sigilo e propriedade intelectual; e vídeo de até três minutos apresentando a proposta (PITCH).

Conforme o regulamento, divulgado via edital de chamada pública, o vídeo produzido para a inscrição deverá ter tamanho máximo de 25 MB e publicado em modo privado no YouTube, com visualização apenas para o e-mail olimpiada.inovacao@ifmg.edu.br. O material não poderá fazer qualquer referência ao orientador.

Produtos ou processos

As soluções propostas deverão ter caráter inovador e com aplicação econômica, preocupando-se com as questões sociais e ambientais, devendo enquadrar-se em uma das seguintes categorias: produtos ou processos. Na primeira, poderá ser proposto um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne às suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais. Já na categoria processos, serão aceitas propostas de implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares. As inovações de processo podem visar reduzir custos de produção ou de distribuição, melhorar a qualidade, ou ainda produzir ou distribuir produtos novos ou significativamente melhorados.

Premiação

O objetivo da Olimpíada de Inovação é estimular o trabalho em equipe, a criação de negócios, processos, produtos, serviços e soluções inovadoras de impacto social e econômico, além de promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora no IFMG. Além do suporte financeiro de R$ 4 mil dado para os projetos selecionados, as equipes vencedoras receberão premiação em dinheiro, no valor de R$ 15 mil, para o primeiro lugar; R$ 9 mil, para a equipe vice-campeã; e R$ 3 mil para o terceiro colocado.

Clique aqui e acesse o site da Olimpíada de Inovação.