Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oportunidade: projeto de pesquisa em matemática seleciona 2 bolsistas (técnico)

Oportunidade: projeto de pesquisa em matemática seleciona 2 bolsistas (técnico)

publicado: 14/02/2019 13h37, última modificação: 25/02/2019 09h01

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de bolsistas para o projeto: "A IMPORTÂNCIA DO COMPONENTE VISUAL-IMAGINATIVO DO PENSAMENTO E IMPLICAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS".

O projeto de pesquisa é coordenado pelo professor Carlos Eustáquio Pinto e selecionará dois estudantes para atuarem como bolsistas de iniciação científica. Podem participar estudantes do Campus Betim do 2º e 3º ano dos cursos técnicos.

As inscrições podem ser feitas diretamente com o professor Carlos, no dia 15/02/19 (sexta-feira), de 7 as 9h, na sala dos professores ou por e-mail. Para inscrições via e-mail siga as instruções a seguir:

• - enviar email para carlos.eustaquio@ifmg.edu.br;
  • - o título do email deve ser Seleção de 2 bolsistas PIBEX Jr para participar de projeto de pesquisa em Resolução de Problemas de Matemática.;
  • - informar nome completo;
  • - informar RA do(a) candidato(a);
  • - informar email do(a) candidato(a) e
  • - informar o horário em que o candidato vai participar da fase 1 (11:50 às 12:50 ou 13:00 às 14:00.

Fases da seleção:

- Fase 1 - classificatória: atividade avaliativa relacionada a compreensão e solução de problemas matemáticos com valor de 10 pontos. Os 10 primeiros colocados serão classificados para a Fase 2.

- Fase 2 - eliminatória: entrevista com valor de 15 pontos. A entrevista tem por objetivo verificar: se o(a) candidato(a) compreendeu os temas tratados nos dois textos disponibilizados para a preparação; se o(a) candidato(a) terá horários disponíveis para participar das reuniões e atividades de preparação  e também se o(a) candidato(a) possui habilidades de dedução a partir da leitura de enunciados de problemas.

A fase 1 será realizada no dia 18/02/2019 (segunda-feira). Local: auditório do Campus. O(a) candidato(a) deverá escolher somente um dos horários para participar da fase 1: 11:50 às 12:50 ou 13:00 às 14:00.

O(a) aluno(a) contemplado com bolsa deverá abrir conta corrente no Banco do Brasil.

Casos omissos serão resolvidos pela coordenação do projeto de pesquisa.

Textos preparatórios para a seleção:

Texto base do Projeto de Pesquisa.

Artigo: A importância do domínio linguístico para a compreensão de problemas matemáticos.