Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação na Pré-ONHB mobilizou estudantes e professores

Participação na Pré-ONHB mobilizou estudantes e professores

publicado: 08/06/2020 14h46, última modificação: 08/06/2020 15h06

Entre 27/04 e 23/05, os estudantes do ensino técnico integrado do Campus Betim participaram da Pré-ONHB, edição especial da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A participação na Pré-ONHB foi coordenadas pelas professoras Martha Rebelatto e Luana Akinruli e envolveu professores de diversas disciplinas, que enriqueceram as discussões e por meio de projeto interdisciplinar.

Com a conclusão da competição, a professora Luana ressaltou que esse projeto, além do conhecimento, promoveu aos estudantes a consolidação de conteúdos, maior sensibilização para o trabalho do historiador/professor de História, por meio do fomento à pesquisa, ao uso das fontes em sala de aula, das interpretações críticas das relações entre tempo e espaço, das mudanças e permanências, da educação para além dos limites de conteúdos seriados.  Quanto ao projeto interdisciplinar, destacou as trocas coletivas,  o diálogo interdisciplinar, além de prestígio da disciplina História no centro da narrativa. Nesse contexto de isolamento social, a professora Luana destacou que a  Pré-ONHB se consolidou como um recurso pedagógico de interpretação sobre o tempo presente em seus diálogos com o passado e com o futuro. "Uma das atividades propostas foi "Diários da Pandemia", que congregou sentimentos múltiplos, essencialmente marcados pelo exercício de escuta e falas muito sensíveis à essa realidade excepcional que estamos vivemos no sentido de superação das adversidades” , comentou Luana.

Para a estudante Débora de Almeida Sampaio, do 3º ano de Química, que já participou da ONHB em 2018, a Pré-ONHB, conseguiu reunir todas as emoções que a olimpíada provoca, além de ser um descanso pra mente. "É gratificante saber que poderemos contribuir com os estudos dos futuros historiadores, através do material que produzimos na olimpíada, que futuramente se tornará uma fonte histórica", relatou Débora. A discente do curso de mecânica, Iris Karoline de Aguiar Silva, destacou a importância da interdisciplinaridade na competição. Para Iris, durante as fases da Pré-ONHB, foi possível compreender fatos históricos e culturais no âmbito das artes e da literatura, com atividades com promoviam a análise crítica do que estamos vivenciando com outros contextos.

Um dos professores que colaboraram com a Pré-ONHB como projeto interdisciplinar, o professor Bruno Pereira ressaltou que a competição trouxe aos discentes a percepção de que o conhecimento humano é uma construção coletiva. "A discordância entre os docentes acerca da resposta correta nas atividades, levava a um debate que mimetiza o debate científico, que normalmente acontece dentro das paredes dos congressos e nas análises dos trabalhos pelos pares acadêmicos", comentou Bruno. Para o professor, a criação de consenso entre os docentes, pelo uso de argumentação e contra-argumentação, retomada da questão formulada (problema de pesquisa) e dos documentos históricos (dados) apresentados em cada da questão, permitiu aos estudantes experienciar  o fazer científico.

Transmissão dos debates pelo Youtube

Os dois últimos debates das tarefas da Pré-ONHB foram transmitidas ao vivo pelo Youtube, ampliando a participação de estudantes e facilitando o acesso ao conteúdo gravado após encerramento da atividade.

A transmissão foi necessária porque o número de estudantes acompanhando os debates superou a capacidade do Google Meet, sistema utilizado no Campus Betim para aulas ao vivo, que é de 250 pessoas. Com a exibição pela plataforma, a atividade teve a participação simultânea de mais 400 estudantes e já acumula muitas exibições na plataforma.

A transmissão teve o apoio da Coordenação de Tecnologia da Informação, que realizou a gestão do Open Broadcaster Software (OBS) e do Youtube.

Professores que colaboraram na Pré-ONHB

Amanda Cardoso, Bruno Pereira, Flávia Siqueira, Frederico Vasconcellos, Gustavo Taniguti, Isabel Reis, Kátia de Sá, Leonardo Soares, Lucas Pereira, Marcela Matteuzzo, Mauro Fernandes, Paulo Borges, Sandra Medeiros e Tiago Cruvinel; e as professoras convidadas Cleidiane Oliveira e Rosalba Lopes.