Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa: professor Lucas Pereira assume Coordenação no campus
conteúdo

Notícias

Pesquisa: professor Lucas Pereira assume Coordenação no campus

publicado: 04/12/2019 10h53, última modificação: 04/02/2020 21h55

O professor Lucas Pereira é o novo Coordenador de Pesquisa do Campus Betim. O professor Lucas irá substituir a professora Flávia Siqueira, que assumiu recentemente a Coordenação de Pesquisa, órgão subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG.

Confira abaixo depoimento do professor Lucas sobre expectativas para a pesquisa no Campus Betim:

A pesquisa é um ponto forte e um ponto fraco no nosso campus. Por uma lado, temos excelentes pesquisadores em todas as grandes árvores do CNPq de atuação do nosso campus - Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Por outro lado, nossas publicações ainda são pequenas, temos somente dois grupos de pesquisa - um na área de Educação e outro na área de História - e temos pouca aproximação com a comunidade externa. 

O desafio dos próximos anos será articular nossos pontos fortes pra superar os problemas dos pontos fracos. Não digo que não haja publicação, aproximação etc, mas precisamos reforçar essa característica.

Entendemos que a falta de infraestrutura adequada somada à dificuldade de financiamento das pesquisa que vem ocorrendo nos últimos cinco anos serão obstáculos para os nossos pesquisadores. Mas não podemos nos desestimular diante desse desafio de nos organizarmos em grupos de pesquisa, de criarmos estratégias de publicação das nossas ações, de buscarmos diferentes interlocuções com o público para proposição de pesquisas que visam solução de problemas da comunidade externa.

Essa aproximação com o público pode se dar a partir de demandas as mais diversas : problemas econômicos, sociais, políticos, tecnológicos, culturais. E pode envolver empresas, associações, grupos de pesquisa, ou nichos específicos de trabalhadores, como os ferramenteiros na indústria ou os professores da rede básica. Grupos de pesquisa fortes começaram pequenos e com poucos recursos. Por isso precisamos começar a nos articular como coletivos de pesquisadores.

Nesse sentido, acredito que os esforços da coordenação nos próximos anos devem girar em torno da promoção e de estímulos para uma aproximação dos nossos pesquisadores com a comunidade externa. Além disso, trabalharemos sempre na busca por recursos estruturais e recursos para financiamento.