Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática
conteúdo

Notícias

Professor conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática

publicado: 11/11/2025 16h08, última modificação: 11/11/2025 16h25

O professor Wagner Monte Raso Braga, do IFMG-Campus Betim, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr).

A OPMbr é composta por três fases: a primeira consiste em um questionário teórico; a segunda, em uma avaliação dos métodos e práticas pedagógicas adotadas pelo professor dentro e fora da sala de aula; e a terceira, em uma entrevista conduzida por um comitê acadêmico.

Os professores premiados com medalha de ouro terão a oportunidade de participar de um intercâmbio educacional em Xangai (China), para conhecer o sistema de ensino local, considerado um dos dez melhores do mundo em Matemática, segundo o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Em depoimento, o professor Wagner destacou que a OPMbr vai além de uma competição. “Fiquei sabendo da OPMbr por meio de colegas e redes de professores que valorizam a formação docente. Desde então, percebi que essa olimpíada é muito mais que uma competição, é uma forma de reconhecer o trabalho e o compromisso dos educadores que transformam o ensino de Matemática no Brasil", explicou.

No IFMG, o docente desenvolve projetos de grande impacto, como o ENA PROFMAT, que prepara professores para o mestrado em Matemática, e o PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), que incentiva estudantes a participarem de olimpíadas científicas, atividades que foram valorizadas pelo comitê acadêmico da Olimpíada.

“Conquistar a medalha de ouro na 2ª edição da OPMbr foi uma grande alegria e um reconhecimento do trabalho realizado em prol da educação matemática. Agradeço à OPMbr pela oportunidade e pela experiência única de viajar para Xangai, onde terei a chance de conhecer de perto as políticas educacionais daquele país, uma vivência que certamente ampliará minha visão e fortalecerá ainda mais meu compromisso com o ensino e com a valorização da Matemática", comentou Wagner.

A previsão é que a viagem a Xangai ocorra no primeiro semestre de 2026.