Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da área de Ciências Humanas e Sociais lança livro
conteúdo

Notícias

Professor da área de Ciências Humanas e Sociais lança livro

publicado: 08/04/2019 16h33, última modificação: 26/04/2019 15h47

O professor Lucas Pereira, da área de Ciências Humanas e Sociais do IFMG-Campus Betim, lançou o livro "No intuito de produzir influência educativa: educação moral, polícia de costumes e prostituição feminina em Belo Horizonte", pela editora Letramento.

O tema central da obra gira em torno de um projeto de educação moral do espaço público e das mulheres pobres. De acordo com autor, a o livro mostra o surgimento da Delegacia de Costumes na década de 1920, e sua ligação com um projeto de cidade e a um projeto de civilização, defendido pelas autoridades estaduais, que se pretendia consolidar, em associação com a inscrição de Belo Horizonte na modernidade. "O tema é bastante atual. Em Belo Horizonte, há um posicionamento que busca valorizar a vida cultural que existe na região da Guaicurus. Existe, também, a nível estadual e nacional, um debate público sobre a regulamentação da prática, por um lado, e uma postura abollicionista-proibicionista, por outro lado", explica Lucas.

O livro é resultado de pesquisa de mestrado, defendido por Lucas em 2012, no programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa História da Educação.

Saiba mais sobre o lançamento da obra aqui.