Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da área de matemática publica artigo em periódico internacional

Professor da área de matemática publica artigo em periódico internacional

publicado: 20/10/2021 10h02, última modificação: 20/10/2021 10h02

O professor Hélio Luiz Simonetti, da área de Matemática e Estatística do Campus Betim, publicou o artigo "A nonlinear BE formulation for analysis of masonry walls considering orthotropy: Fundamentals", em parceria com professores da UNESP, USP e The University of New Castle, na Austrália.

O tema deste artigo é a aplicação de uma formulação não-linear do Método dos Elementos de Contorno (MEC), utilizando modelos de dano, para análise numérica 2D de Alvenaria Estrutural. Os pontos de análise deste trabalho são com respeito à introdução de características físicas de ortotropia deste tipo de estrutura por meio de propriedades elásticas dos materiais componentes, tijolo maciço cerâmico e argamassa de assentamento. Tal aplicação do MEC é inédita e se constitui numa ferramenta útil na linha de pesquisa de análise numérica de Alvenaria Estrutural. A vantagem computacional do MEC, comparado ao Método dos Elementos Finitos (MEF), é justamente na diminuição do número de variáveis envolvidas, reduzindo as matrizes algébricas resultantes da discretização do sólido analisado. São apresentadas as equações integrais do método numérico e sua manipulação envolvendo a representação matricial para sua solução numérica.