Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da área de Química publica artigo em periódico internacional

Professor da área de Química publica artigo em periódico internacional

publicado: 05/05/2020 14h09, última modificação: 05/05/2020 14h25

O Professor João Paulo Campos Trigueiro, da área de Química do IFMG Campus Betim, publicou recentemente o artigo “Higher thermal conductivity and mechanical enhancements in hybrid 2D polymer nanocomposites”, no periódico internacional Polymer Testing avaliado pelo Qualis Capes como A1 na Área de Materiais, em que o artigo se enquadra. Esta pesquisa é fruto de uma colaboração que o Professor João Paulo desenvolveu com o professor Hélio Ribeiro da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

De acordo com o Prof° João Paulo, o objetivo principal do trabalho era melhorar e otimizar as propriedades térmicas e mecânicas de um polímero já existente, denominado poliuretana, e que é muito utilizado em diversas aplicações. A pesquisa baseou-se na utilização de dois nanomateriais (o óxido de grafeno e um composto binário de boro conhecido como h-BN, do inglês hexagonal boron nitride) e no entendimento de como a combinação específica desses dois compostos possibilitava a melhora nas propriedades da poliuretana. Para isso foram realizados diversos experimentos físico químicos e simulações computacionais de dinâmica molecular.

Ainda segundo o professor, os nanomateriais empregados nesse trabalho estão sendo alvo de estudos em diversas Universidade e Centros de Pesquisa do Brasil e do mundo, pois são compostos especiais, com um grande valor científico agregado. Eles possibilitam o desenvolvimento e formulação de novos materiais que atendam a novas demandas impostas pela sociedade moderna.

Acesse aqui o trabalho: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0142941819323736?via%3Dihub