Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Betim concorre a prêmio de melhor docente de Artes do Brasil

publicado: 14/07/2022 10h36, última modificação: 14/07/2022 10h36

O professor Tiago Cruvinel está concorrendo ao prêmio de melhor professor de artes do Brasil, categoria Ensino Médio. O Prêmio Arte na Escola Cidadã é o maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores de Arte.

Para identificar projetos transformadores no ensino de Artes, o Prêmio faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país. Na primeira fase foram classificados 673 projetos e o projeto de Tiago é um dos 32 classificados como finalistas.

A proposta de Tiago teve como base as questões “Quem conta como humano? Quais vidas contam como vidas?”, levantadas pela filósofa Judith Butler, à luz da violência global recente. Com base nessas perguntas, o projeto incentivou que os grupos de estudantes elaborassem um vídeo, uma performance artística, uma dança ou uma cena teatral, de até 3 minutos, respondendo às questões acima. Em termos de expectativas de aprendizagem, almejou-se que os grupos se preocupassem com as vidas que estão fora de seu convívio social, cultural e/ou religioso. O trabalho foi conduzido em 2021, durante o ensino remoto emergencial, com estudantes do primeiro ano do ensino técnico integrado.

A cerimônia de premiação acontece no dia 21 de julho e será transmitida ao vivo no Youtube do Instituto Arte na Escola.