Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Betim recebe Menção Honrosa em premiação

Professor do Campus Betim recebe Menção Honrosa em premiação

publicado: 22/07/2022 09h45, última modificação: 22/07/2022 09h54

O professor Tiago Cruvinel, da área de Linguagens e seus Códigos, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Arte na Escola Cidadã, maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores de Arte.

De acordo com Jaqueline Vasconcellos, coordenadora geral do Instituto Arte na Escola, vários projetos se destacaram sendo muito difícil para a comissão de seleção escolher apenas um premiado em cada categoria. Desse modo, decidiram também conceder Menções Honrosas. Para Jaqueline, o projeto de Tiago deflagrou um movimento crítico e político no itinerário formativo realizado com os estudantes e por isso merece essa homenagem.

Na primeira fase do prêmio foram classificados 673 projetos de todo o Brasil. Desses, 32 chegaram até a final, sendo 7 na categoria Ensino Médio.

A proposta de Tiago teve como base as questões “Quem conta como humano? Quais vidas contam como vidas?”, levantadas pela filósofa Judith Butler, à luz da violência global recente. Com base nessas perguntas, o projeto incentivou que os grupos de estudantes elaborassem um vídeo, uma performance artística, uma dança ou uma cena teatral, de até 3 minutos, respondendo às questões acima. Em termos de expectativas de aprendizagem, almejou-se que os grupos se preocupassem com as vidas que estão fora de seu convívio social, cultural e/ou religioso. O trabalho foi conduzido em 2021, durante o ensino remoto emergencial, com estudantes do primeiro ano do ensino técnico integrado.

A cerimônia de premiação aconteceu na quinta-feira (21/07) e pode ser conferida abaixo: