Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do IFMG publica artigo sobre controle de conversores em geração distribuída
conteúdo

Notícias

Professor do IFMG publica artigo sobre controle de conversores em geração distribuída

publicado: 26/06/2019 13h46, última modificação: 26/06/2019 13h46

Certamente você já deve ter ouvido sobre geradores eólicos ou fotovoltaicos. Essas tecnologias têm revolucionado o mercado de energia, sobretudo por descentralizarem a geração e fornecerem energia limpa e sustentável! Estes sistemas de geração precisam de um conversor para transformar a corrente contínua gerada pelos aerogeradores ou pelos módulos fotovoltaicos, em alternada, compatível com a rede da concessionária de energia.

O controle desses conversores é um ponto crítico para o funcionamento dos geradores e o assunto é foco do trabalho publicado pelo prof. Reginaldo Ferreira do IFMG Betim na revista internacional Journal of Control, Automation and Electrical Systems. O artigo propõe um método de análise do comportamento dinâmico dos conversores e avalia duas das técnicas de controle amplamente difundidas: o controle por droop e o synchronverter.

Participaram também o prof. Sidelmo Magalhães da UFMG, o prof. Hélio Antunes da UFES e o prof. Giri Venkataramanan da University of Wisconsin, Estados Unidos.

Acesse o artigo completo aqui.