Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Campus Betim recebe homenagem no Prêmio Camélia

Professora do Campus Betim recebe homenagem no Prêmio Camélia

publicado: 22/11/2022 10h36, última modificação: 22/11/2022 10h46

No último domingo, Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), a professora Mônica Barros, da área de Ciências Humanas do Campus Betim, foi homenageada na 13ª Edição do Prêmio Camélia.

O prêmio visa dar protagonismo às personalidades, instituições públicas e privadas que tenham realizado atividades para consolidar a Política de Promoção da Igualdade Racial em âmbito municipal ou em estruturas ampliadas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Betim em parceria com a Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Foram 21 pessoas contempladas, sendo a professora Mônica indicada pela Secretaria de Governo. De acordo com Mônica, a indicação se deve ao trabalho desenvolvido no Campus Betim e ao pertencimento ao Coletivo IF Negro. "Desde que entrei no IFMG, no ano de 2016, desenvolvo projetos de extensão porque considero fundamental realizar ações extramuros, como retribuição à comunidade. Na cidade de Piumhi, onde iniciei minha docência no IFMG, a partir de projeto sobre Cultura e Identidade Negra, contribui para a formação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e fiz parte da 1ª diretoria do Conselho. E quando cheguei ao Campus Betim, fiz contato com o COMPIR da cidade, a fim de estreitar laços e formar parceria, o que resultou na programação conjunta do Novembro Negro 2021. Com isso, o IFMG fez parte da programação oficial da cidade, em parceria com o COMPIR e Prefeitura", comentou Mônica. Atualmente coordenando o projeto de extensão Cientistas Negras, Mônica explicou que pretende atuar nas escolas municipais, explicando sobre ações afirmativas e políticas de cotas, e divulgando as contribuições de mulheres negras para a ciência. "Acredito que a indicação ao prêmio tenha sido como reconhecimento à essas ações que tenho executado. E fiquei muito contente, pois meu propósito, além das aulas, é, de fato, contribuir para que o campus Betim atue junto à comunidade externa, cumprindo a missão institucional dos institutos federais", observou a professora.

Com informações de Prefeitura de Betim.