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Professor da área de automação industrial publica artigos em periódicos internacionais
A professor Arthur Hermano Rezende Rosa, da área de Automação Industrial e Tecnologia da Informação, publicou dois artigos em periódicos internacionais.
O trabalho "Integrated PBL and HIL practices for real-time simulations applied in technical and engineering teaching using embedded systems" propõe um procedimento que integra métodos PBL (Problem based Learning) e HIL (Hardware in The Loop) para testar a dinâmica de sistemas diversos, verificar a estabilidade as equações de controle implementadas, ou ainda, validar algoritmos usados em áreas diversas, desde disciplinas básicas das Ciências Exatas, passando pelo curso Técnico e também o Superior em Engenharia. A abordagem é concebida de modo a justificar o custo benefício necessário para simular os sistemas em tempo real, com menor dispêndio financeiro e de tempo. Foram desenvolvidos três projetos (trocador de calor, conversor eletrônico e experimento “barra- bola”) por meio de uma modelagem matemática utilizando o software Matlab/Simulink, através de um sistema hardware HIL com o objetivo de simular / diagnosticar o desempenho de tais sistemas. A metodologia pode ser usada tanto nas aulas práticas (nos laboratórios) como nas teóricas (aulas em PBL), de modo a estimular os alunos a lidarem com problemas reais em busca de suas soluções. O artigo teve a colaboração de Reginaldo Vagner Ferreira, também professor do Campus Betim, e Cláudio Alves Pereira, do Campus Arcos.
O estudo está disponível no link abaixo:
Já o artigo "Practical considerations of nonlinear control techniques applied to static power converters: a survey and comparative study" teve como objetivo apresentar algumas considerações práticas de métodos de controle não lineares aplicados a sete conversores como: procedimento simples para obtenção de equações não lineares, diferentes estudos de caso, técnicas indispensáveis para estimação de carga, controlador PI para regulação da tensão de saída, Simulação Hardware in The Loop (HIL) e soluções híbridas. Figuras e tabelas comparativas são construídas para evidenciar as semelhanças e diferenças entre as técnicas e conversores. Os resultados são apresentados por meio de um ponto de vista qualitativo. O estudo teve a colaboração de Lenin Morais, Gustavo Fortes e Seleme Júnior, da UFMG.
Acesse o trabalho completo em: