Notícias
Professores discutem a educação em engenharia em capítulo de livro
Os professores da área de Mecânica do Campus Betim, Norimar de Melo Verticchio e Ricardo de Lima Silva, publicaram capítulos na coleção Reflexões em Educação, da editora IFPB.
O texto de Norimar de Melo Verticchio, com o título “Utilização de metodologias ágeis (eduScrum) nos cursos de Engenharia do IFMG - campus Betim” se propôs a detalhar a estrutura do framework eduScrum e apresentar os resultados obtidos por meio da sua utilização nas disciplinas de Fenômenos de Transporte, do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação, e de Processos de Fabricação II, do curso de graduação em Engenharia Mecânica, ambas ofertadas no Campus Betim.
Já o trabalho do professor Ricardo de Lima Silva, em parceria com Geide Rosa Coelho (UFES), discorre sobrea “Prática docente e formação do professor-engenheiro”, apresentando contribuições para o debate teórico-prático acerca do perfil professor-engenheiro na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), e buscando mapear as práticas coletivas e colegiadas como elementos formador-formativos. Além disso, os autores mapeiam as práticas pedagógicas do professor-engenheiro, a formação humanística na Engenharia e os alinhamentos com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) das Engenharias.
A série Reflexões em Educação da editora IFPB e conta com a colaboração de diversos pesquisadores/professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e de instituições parceiras.
Prática docente e formação do professor-engenheiro - Volume 12