Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação da Semana de Combate à Violência Contra as Mulheres

Programação da Semana de Combate à Violência Contra as Mulheres

publicado: 15/03/2024 14h46, última modificação: 15/03/2024 15h04

Foi divulgada a programação da Semana de Combate à Violência Contra as Mulheres do IFMG-Campus Betim. As atividades são direcionadas aos estudantes dos cursos técnicos e superiores, e acontecem de 18 a 20/03/24.

De acordo com a comissão organizadora do evento, o evento tem como objetivo ampliar o debate acerca das diversas formas de violência contra as mulheres, procurando superar a exploração de pautas comerciais relacionadas ao 8 de março.

A violência contra as mulheres se revela de diversas maneiras e afeta toda a sociedade, portanto, não é possível combatê-la sem abarcar todos os sujeitos, sobretudo os homens cis, os principais responsáveis pela violência que aflige as mulheres, tendo em vista todos os recortes sociais. Por essa razão, o evento começa com um debate exclusivo com os rapazes para discutir a masculinidade e os fatores que levam os homens cisgêneros a cometerem violência contra as mulheres. A partir de uma perspectiva interseccional, o evento ainda procura abranger os movimentos transfeministas e afrotransfeministas, pautando a luta pelos direitos das mulheres cis, trans, travestis, negras, indígenas e pessoas com deficiência, cuja agenda inclui diversos temas, tais como: estupro, feminicídio, violência doméstica, aborto, equidade salarial e empregatícia, direitos patrimoniais e sobre o próprio corpo, entre tantos outros. A programação tem o propósito de fazer com que a comunidade escolar, especialmente os homens do campus, reflitam sobre seu papel na perpetuação da violência contra as mulheres e compreendam-se como peça fundamental para o enfrentamento deste problema.

Saiba mais sobre o evento aqui: https://www.even3.com.br/semana-de-combate-a-violencia-contra-as-mulheres-ifmg-campus-betim-443900/