Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião pedagógica aborda relação professor e estudante

Reunião pedagógica aborda relação professor e estudante

publicado: 13/02/2017 16h46, última modificação: 13/02/2017 16h53

No dia 09 de fevereiro de 2017, durante reunião pedagógica, a psicóloga Rosalva Martins apresentou a palestra “Relação Professor e Estudante em uma perspectiva psicanalítica”.

A psicóloga Rosalva Martins considera importante a profissionalização do docente para lidar com a diversidade da sala de aula.”É um trabalho de muita responsabilidade, e diferentes áreas de conhecimento tem muito a contribuir”. “Fiquei satisfeita com a participação e integração de todos, demonstrando o quanto querem enriquecer sua prática”.

O foco da palestra foi o conceito de transferência na abordagem psicanalítica, ou seja, quando o estudante transfere para o professor um sentimento, positivo ou negativo, considerando suas experiências na infância.

Para a professora Paula Elise, a palestra foi importante, pois forneceu subsídios para resolver conflitos que, inevitavelmente, surgem no espaço e no processo de ensino e aprendizagem. Para ela, a palestra capacitou os docentes a perceberem as demandas pessoais dos estudantes e reconhecerem a importância dos professores em suas vidas. “Foi um momento de troca entre os professores, de compartilhamento de experiência, de fortalecimento para promoção de uma relação cada vez mais humana e ética”.