Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia divulga programação

Semana de Ciência e Tecnologia divulga programação

Evento acontece de 19 a 21 de outubro de forma virtual e gratuita.

publicado: 14/09/2021 15h35, última modificação: 16/09/2021 09h22

Foi divulgada a programação da VI Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG-Campus Betim, evento que acontece de 19 a 21/10, reunindo palestras e mesas redondas. Toda a programação será virtual e gratuita. Podem participar estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados nos temas abordados.

Para a abertura da sexta edição do evento, as 14h, no dia 19/10, a coordenadora de Pesquisa do IFMG e professora do Campus Betim, Flávia Siqueira, ministra a palestra "A pesquisa no IFMG". A programação também inclui palestras sobre destinação final de automóveis em fim de vida, Análise Estática Estrutural, inovação e empreendedorismo, protagonismo de mulheres negras nas áreas científico-tecnológicas, tecnologia persuasiva e captura da atenção, e história da mecânica. Já nas mesas redondas serão discutidas a atuação de engenheiros no exterior e a memória e a história do IFMG. Também será realizada uma roda de conversa sobre o uso de objetos educacionais digitais nas discussões sobre mudanças climáticas numa perspectiva multidisciplinar durante os três dias de atividades. Encerrando o evento, no dia 21/10, as 19h20, o professor Paulo Beirão, Presidente da FAPEMIG, ministrará uma palestra sobre a situação e os horizontes da pesquisa e inovação em Minas Gerais.

VI Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG-Campus Betim
19 a 21 de outubro de 2021
Inscrições pela plataforma Even3.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG-Campus Betim faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O tema escolhido para 2021 foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

Existem diversos entendimentos sobre a noção de “transversalidade” aplicada à CT&I, mas todos pressupõem a interação com outras abordagens e ações comuns. Inicialmente proposta como um conceito matemático, a transversalidade pouco a pouco passou a ser considerada nas reflexões das demais ciências. Resumidamente, a transversalidade é alcançada quando ocorre a máxima interação e comunicação entre diversas estruturas, não apenas disciplinares, mas também as que se refletem no dia a dia da sociedade.

(Com informações de MCTI)