Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Turmas de 3º ano visitam a cidade de Ouro Preto
conteúdo

Notícias

Turmas de 3º ano visitam a cidade de Ouro Preto

publicado: 26/09/2023 10h14, última modificação: 26/09/2023 10h23

No último sábado, 23/09, as turmas de terceiro ano dos cursos técnicos em Automação Industrial e Mecânica participaram de visita a cidade de Ouro Preto. A atividade foi organizada pela professora Aline Arruda, da área de Linguagens, e teve o apoio das docentes Martha Rebelatto e Maísa Pardo, de Ciências Humanas e Sociais, e do professor Luiz Fernandes, da área de Química.

De acordo com a professora Aline, o percurso da visita foi afrocentrado, começando na Mina do Veloso. As turmas passaram pela Igreja do Rosário, Casa dos Contos, Museu da Inconfidência e finalizaram a visita na Igreja de Santa Efigênia. A atividade foi guiada pela historiadora Sidnea Santos, que ressaltou, durante todo o percurso, a importância do trabalho realizado pelos africanos e seus descendentes na cidade de Ouro Preto durante a colonização. Além disso, os estudantes puderam observar de perto traços da herança cultural e religiosa de origem banto presentes na cidade histórica mineira.

A visita faz parte do objetivo de inserir nos conteúdos do Ensino Médio Técnico Integrado a cultura e a história afro-brasileira, como prevê a lei 11.645/2008.