Você está aqui: Página Inicial > Professor da área de química deposita patente de invenção
conteúdo

Notícias

Professor da área de química deposita patente de invenção

publicado: 05/02/2020 14h06, última modificação: 05/02/2020 14h06

A patente de invenção “Sensor termocrômico polimérico sólido irreversível baseado em polidiacetileno, processos e usos”, fruto do projeto de pesquisa desenvolvido por João Paulo C. Trigueiro, docente da área de Química, foi recentemente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

De acordo com o professor João Paulo, através dessa pesquisa foi desenvolvido um sensor termocrômico que muda de cor induzido pelo aumento de temperatura do meio. O sensor termocrômico patenteado opera de modo irreversível e com a possibilidade de modulação da temperatura de transição colorimétrica, ou seja, uma vez que ocorre a mudança de cor do azul para o vermelho não é possível mais a volta para a cor original. Segundo o pesquisador, a utilização desse sensor pode ser vislumbrada como uma ferramenta analítica para agências de regulação. Esse material sólido pode ser incorporado, por exemplo, em embalagens e selos que auxiliam na fiscalização de produtos perecíveis que devem ser armazenados e transportados em temperaturas específicas.

Essa patente foi desenvolvida na forma de uma parceria Interinstitucional conduzida pelo professor João Paulo, entre o IFMG, UFMG e o CEFET-MG. A patente foi depositada sob N°: BR 10 2019 028103 0