Você está aqui: Página Inicial > Demais notícias > Perguntas frequentes > Sobre estudos orientados

Perguntas frequentes

Sobre estudos orientados

publicado: 27/03/2017 17h42, última modificação: 27/03/2017 17h42

Em substituição às Provas de Dependência os Estudos Orientados tem como objetivo promover estratégias de ensino-aprendizagem que contribuam para reduzir o índice de repetência e evasão dos alunos em progressão parcial do IFMG. Trata-se de um regime de recuperação de disciplinas perdidas em módulos anteriores.

Quem pode se submeter aos Estudos Orientados?

Alunos regularmente matriculados, que progrediram de um módulo para o próximo, mas tiveram reprovação em uma ou duas disciplinas. Ou seja, alunos em progressão parcial.

Como funcionam os Estudos Orientados?

O aluno matriculado em Estudos orientados terá um prazo para estudo e desenvolver as habilidades necessárias para um bom aproveitamento da disciplina e será avaliado por mais de um instrumento avaliativo, via plataforma de aprendizagem e presencial. As avaliações das disciplinas serão compostas por: no mínimo duas atividades a serem enviadas pela plataforma, equivalendo a 50% da nota distribuída, e uma prova presencial, prevista em calendário acadêmico, com valor equivalente a 50% da nota distribuída. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota total superior a 60% dos pontos distribuídos.

Como me inscrevo para os Estudos Orientados?

No período previsto em Calendário Escolar o aluno deverá protocolar no polo de apoio presencial o requerimento solicitando matrícula nos Estudos Orientados, informando a(s) disciplina(s). Lembrando-se de que são, no máximo, duas disciplinas.

Minha inscrição foi aceita em Estudos Orientados. E agora, como faço?

Acesse a(s) disciplina(s) na plataforma Moodle. O nome da disciplina será acrescido do termo “Estudos Orientados”. Atente-se para as datas e aos procedimentos (atividades e avaliações) previstos no Plano de Estudos Orientados elaborado pelo professor. Faça as leituras, estudos e atividades previstas, respeitando os prazos, enviando as atividades propostas e compareça ao polo na data da prova presencial.

Quem vai corrigir as minhas atividades?

A critério do professor, as atividades previstas poderão ser corrigidas tanto por ele mesmo quanto pelo tutor a distancia.

Onde será aplicada a aprova? Quem vai corrigi-la?

A prova será aplicada no polo de apoio presencial, pelo tutor presencial designado pelo coordenador de polo, em data estabelecida no calendário acadêmico e será corrigida pelo professor da disciplina.

Perdi a prova de Estudos Orientados. O que faço?

Não está prevista segunda chamada para prova de Estudos Orientados.

Poderei fazer as disciplinas no próximo semestre, mesmo sendo reprovado em três matérias?

O curso é modular e não por disciplinas. Portanto, sendo reprovado em três disciplinas o aluno é reprovado no módulo e deverá repetir as três disciplinas no semestre seguinte.