Você está aqui: Página Inicial > Últimas notícias > Sistema Eletrônico de Informações já está em operação no IFMG

Sistema Eletrônico de Informações já está em operação no IFMG

publicado: 01/12/2017 11h21, última modificação: 01/12/2017 11h21

O IFMG deu mais um passo importante na busca pela eficiência administrativa, com a efetiva implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Pautado na tramitação de forma eletrônica de uma série de procedimentos, a iniciativa resulta em economia com papel e custos de postagem, além de permitir maior agilidade no despacho de processos e documentos.

O pagamento de notas fiscais foi escolhido como processo piloto - devido ao volume semanal de documentos envolvidos - e o resultado, segundo os responsáveis pelo projeto, foi "extremamente positivo". Os setores envolvidos não tiverem dificuldades em lidar com Sistema e o ganho de tempo foi substancial: processos que demoravam até meses para serem finalizados, foram executados (liquidados e pagos) em um tempo médio de 16 dias, considerando o período de agosto a novembro de 2017. Sete unidades do Instituto já iniciaram a fase de testes para verificar o desempenho do sistema: a Reitoria, os campi Bambuí, Ouro Branco e Santa Luzia, além dos campi avançados Piumhi,  Ipatinga, Itabirito.

Portaria  nº 1151, de 27 de setembro, regulamenta o uso do SEI no âmbito do IFMG e, a partir do mapeamento, os processos estão sendo liberados para uso no sistema. Em 2018 todos os processos deverão ser digitais em atendimento à Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.162, de 24 de dezembro de 2015.

Para tanto, todos os setores da Reitoria estão envolvidos no desenho dos fluxos dos processos que estão sendo disponibilizados na base de conhecimento do sistema para que os servidores, possam ter ciência do fluxo de tramitação, ao iniciarem seus processos eletrônicos no SEI. Para acessar o sistema e saber mais sobre os processos já disponíveis, bem como, participar de um curso à distância sobre sua utilização, acesse: www2.ifmg.edu.br/portal/pro-reitoria-de-administracao/sei.

Pioneirismo

Fruto de um acordo de cooperação técnica celebrado junto ao Ministério do Planejamento, a implantação do Sistema em Nuvem é uma ação pioneira no que tange aos institutos federais. O IFMG é o primeiro a implementar o SEI nesta modalidade, graças a uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que já oferece outros serviços no Instituto, como o atual sistema de telefonia, web conferência, link , armazenamento e transferência de dados.

Fonte - https://www2.ifmg.edu.br/portal/noticias/ifmg-participa-de-projeto-piloto-para-implantacao-do-sistema-eletronico-de-informacoes