Você está aqui: Página Inicial > A educação alçando voos: Aluna do campus Congonhas é uma dos cinco selecionados para o programa Internacionaliza IFMG

publicado: 22/08/2022 17h10, última modificação: 22/08/2022 17h45

Aconteceram, no período de 23 de maio de 2022 até 04 de julho de 2022, as inscrições para o Programa Internacionaliza IFMG 2022, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (ARINTER), de acordo com o Edital 39/2022. O programa é regido pelos convênios estabelecidos entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

O programa ofereceu cinco bolsas, para todos os campi do IFMG, e conta com o auxílio financeiro no valor de R$ 22.707,00 (vinte e dois mil e setecentos e sete reais) para custear parcialmente as despesas durante o intercâmbio com destino a cidade de Bragança, em Portugal, com duração de 20 semanas, começando em fevereiro de 2023. Podiam se escrever, alunos de todos os campi que estivessem regularmente matriculados em algum curso de nível superior da instituição.

O Internacionaliza IFMG tem como objetivos: promover complementação de formação acadêmica para estudantes de cursos de nível superior (bacharelado, licenciatura e tecnólogos), através de mobilidade internacional com o IPB; propiciar a internacionalização acadêmica do IFMG, por meio da inserção de estudantes no cotidiano escolar do IPB; desenvolver atividades acadêmicas de ensino por meio de plano de estudo previamente elaborado que permitirá a troca de conhecimentos e experiências entre o IFMG e o IPB; consolidar o contexto da internacionalização no processo de formação acadêmica nos campi do IFMG, entre outros.

No Campus Congonhas, Isabela Lima Santos, aluna do sétimo período do curso de Licenciatura em Letras, foi selecionada para uma das bolsas oferecidas pelo programa Internacionaliza IFMG, e logo mais estará de partida para o Instituto Politécnico de Bragança.

Inspirada pela mãe, Elaine Beatriz, graduada em letras e professora de língua portuguesa, Isabela ingressou no IFMG em 2019, na primeira turma de letras do Campus Congonhas. Ela diz: “O IFMG nos oferece muitas oportunidades, e aqui eu pude fazer parte de diversos projetos de extensão e pesquisa, que foram essenciais para meu crescimento pessoal e acadêmico, bem como para aprovação no processo seletivo do Internacionaliza IFMG.”

Image_6.jpeg

O resultado final, divulgado no dia 10 de agosto, foi recebido com muita alegria pela aluna. Em relação ao que sentiu, ela relata: “Quando recebi o resultado fiquei muito feliz e realizada, pois sempre almejei uma oportunidade de bolsa de estudos no exterior, e todos meus esforços, até aqui na graduação, foram direcionados para este momento. Sou extremamente grata por todas as oportunidades oferecidas pelo campus, todos os servidores envolvidos nos processos e primordialmente a todos os professores que me acompanharam e permanecem me acompanhando nessa trajetória.”

O IFMG Campus Congonhas, deseja a aluna Isabela uma boa viagem, muitas felicidades durante esta jornada de conhecimento e aguardamos sua volta de braços abertos!

registrado em: