Você está aqui: Página Inicial > Comunicado oficial do Conselho Acadêmico à comunidade do IFMG Campus Congonhas

Comunicado oficial do Conselho Acadêmico à comunidade do IFMG Campus Congonhas

publicado: 24/05/2022 14h10, última modificação: 24/05/2022 16h15

O Conselho Acadêmico do IFMG Campus Congonhas se reuniu nesta segunda-feira, 23 de maio, tendo como uma das pautas a deliberação sobre a suspensão do calendário acadêmico em razão da greve deflagrada pelos servidores do IFMG em assembleia realizada pelo Sinasefe (comunicada via ofício 39/2022).

Após a manifestação dos representantes dos segmentos (docente, discente e técnico-administrativo, setores de pesquisa, extensão, ensino e administração e planejamento) que compõem o Conselho, foi deliberado por oito votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário, pela suspensão do calendário acadêmico a partir do dia 24 de maio.

A decisão foi embasada tendo em vista a adesão à greve por grande maioria dos servidores deste campus, o que inviabilizou o andamento das aulas. Desta forma, a suspensão visa garantir a reposição integral das aulas de maneira organizada, sem a necessidade dos alunos se deslocarem ao campus para assistirem poucas aulas agora e também, novamente, durante o período de reposição. Também considerou-se a particularidade do campus em relação à necessidade de serviços de fretamento (ônibus e vans) para o transporte de uma parte considerável dos alunos, que ficaria prejudicado nas atuais condições de funcionamento. Outro fator considerado na decisão deste Conselho foi a limitação da oferta de diversos serviços internos, ocasionados pela adesão da maioria dos servidores técnico-administrativos.

Assim, este Conselho, prezando pela garantia da qualidade de ensino e visando minimizar o impacto para alunos e servidores, deliberou pela suspensão do calendário acadêmico. Mediante os desdobramentos da greve, tão logo se tenha informações sobre a possibilidade de retorno das atividades acadêmicas, a comunidade será devidamente informada.

registrado em: