Você está aqui: Página Inicial > Eleições IFMG: inscreva-se para ser integrante da comissão eleitoral

Eleições IFMG: inscreva-se para ser integrante da comissão eleitoral

Professores, técnicos e estudantes podem se candidatar. As 19 comissões locais constituídas serão responsáveis pelo processo de escolha de reitor e de diretores-gerais do IFMG.
publicado: 13/04/2023 10h12, última modificação: 13/04/2023 10h12

A Comissão Especial publicou nesta quarta-feira, 12 de abril, o regulamento para escolha dos membros das comissões eleitorais locais de campi e Reitoria. Os servidores e estudantes eleitos serão responsáveis pela condução do processo de consulta à comunidade que irá definir os próximos dirigentes do IFMG para o mandato de 2023 a 2027.

Conforme o documento (acesse clicando aqui), serão eleitos representantes dos corpos docente, técnico-administrativo e discente, além de seus respectivos suplentes. A escolha será realizada por voto facultativo eletrônico. Serão formadas 18 comissões locais, sendo uma em cada campus, constituídas por nove membros (três professores, três técnicos administrativos e três discentes). Já a comissão eleitoral da Reitoria será formada por três representantes dos servidores técnico-administrativos.

Candidaturas

Poderão candidatar-se para compor as comissões eleitorais todos os servidores do quadro permanente do IFMG, bem como os discentes regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância, e que tenham, no mínimo, dezesseis anos completos. As inscrições serão efetuadas mediante preenchimento de formulário eletrônico, disponível na página do processo. Além de preencher o formulário, os candidatos deverão anexar cópia de um documento oficial de identidade.

Não poderão se candidatar e nem participar do processo de escolha das comissões funcionários contratados por empresas de terceirização de serviços; ocupantes de cargos de direção sem vínculo permanente com a instituição; professores substitutos, visitantes ou voluntários; e discentes que não se enquadrem nas situações previstas no regulamento.

Datas

O período de inscrição será nos dias 13 e 14 de abril. No dia 19, está prevista a homologação e publicação das candidaturas deferidas, assim como a publicação da lista de eleitores aptos a votar. Os candidatos poderão fazer campanha entre os dias 20 e 26 de abril. Já a votação eletrônica ocorrerá na quinta-feira, 27 de abril, no horário de 7h às 22h. O resultado deve ser divulgado no mesmo dia. A homologação do resultado será realizada no dia 2 de maio.

Votação

Para votar, no dia 27 de abril, o eleitor deverá acessar o sistema Helios Voting no endereço eleicoes.ifmg.edu.br, no horário de 7h às 22h, com o usuário e senha existentes no IFMG. Para servidores, os dados são iguais aos usados no sistema SEI e, para os alunos, serão iguais aos utilizados no portal MeuIFMG. O voto registrado será criptografado, assegurando, dessa maneira, seu sigilo.

Cada eleitor poderá votar em até três candidatos, dentre os concorrentes, no seu respectivo segmento representativo. Ao término da votação, a Comissão Especial fará a apuração dos votos por categoria, para cada candidato. Os três primeiros classificados em cada segmento (docentes, técnicos e discentes) serão considerados eleitos como representantes titulares e, seguindo a ordem de classificação, os três candidatos seguintes de cada segmento serão considerados eleitos como representantes suplentes.

Dúvidas sobre a eleição deverão ser encaminhadas, via e-mail, à Comissão Especial, por meio do endereço comissao.especial@ifmg.edu.br.

Leia o regulamento

Página do processo eleitoral com todas publicações

registrado em: