Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o vestibular do 2º semestre letivo de 2020

Abertas as inscrições para o vestibular do 2º semestre letivo de 2020

Devido à pandemia, seleção que costumava ocorrer entre maio e junho será realizada em outubro. Para cursos técnicos, ao invés de provas ocorrerá sorteio público. No ingresso da graduação, candidatos poderão utilizar nota do Enem. Inscrições entre 1º e 16 de outubro
publicado: 01/10/2020 15h04, última modificação: 01/10/2020 23h52

Começou nesta quinta-feira, 1º de outubro, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2020/2 do IFMG. Devido à pandemia, este vestibular, que costumava ocorrer entre os meses de maio e junho, será realizado agora em outubro. Os interessados poderão se inscrever até o dia 16 deste mês no site processoseletivo.ifmg.edu.br.

Outro reflexo da pandemia é a mudança na forma de seleção para os cursos técnicos. Excepcionalmente nesse processo não haverá aplicação de provas. Será realizado sorteio público de vagas, que será transmitido ao vivo pela internet no dia 29 de outubro. Para o ingresso nos cursos de graduação, não há alterações. Assim como em anos anteriores, ele ocorrerá por meio do aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017, 2018 ou 2019). Dúvidas podem ser esclarecidas na página de Perguntas Frequentes (clique aqui).

A taxa de participação foi reduzida para o valor de R$ 10, e ainda é possível solicitar isenção do pagamento. Os pedidos devem ser encaminhados nos dias 1º e 2 de outubro pelo sistema de inscrição. Esse é o único valor cobrado, já que o IFMG é uma instituição pública e os cursos são gratuitos, não há cobrança de mensalidades. Todas as orientações específicas do Processo Seletivo estão discriminadas nos editais 54, 55 e 56/2020, publicados no site.

No IFMG Campus Congonhas as vagas são distribuídas entre os Cursos Técnicos Concomitantes, quando o aluno faz o Ensino Médio regular em outra escola e cursa o técnico simultaneamente no Campus Congonhas. Também há vagas para Curso Técnico Subsequente, destinados aos candidatos que já concluíram o Ensino Médio, além das vagas para Curso Superior.

Os interessados em se inscrever deverão acessar o endereço de inscrições, que será disponibilizado a partir de 1º de outubro no site do IFMG. Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br

Acesse a página do Processo Seletivo 2020/2

Veja a seção de Perguntas Frequentes com as principais dúvidas

Confira a relação dos cursos e vagas ofertados no IFMG Campus Congonhas