Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG é finalista do prêmio Educador Transformador

IFMG é finalista do prêmio Educador Transformador

A Olimpíada de Inovação foi escolhida entre os melhores projetos da Região Sudeste na categoria Educação Profissional. Os sete vencedores nacionais - um em cada categoria concorrente - serão conhecidos em maio.
publicado: 02/05/2023 09h53, última modificação: 02/05/2023 09h53

A Olimpíada de Inovação do IFMG é um dos dois finalistas da Região Sudeste no Prêmio Educador Transformador 2023 - categoria Educação Profissional. Criado para reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras, a iniciativa resulta da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare com o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. No contexto do prêmio, é considerado projeto educacional transformador aquele que "objetiva o desenvolvimento de competências, habilidades e/ou atitudes empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em resultados para o indivíduo e para a coletividade".

Inscrito na iniciativa por meio do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/IFMG), a Olimpíada foi selecionada entre os 2.897 projetos participantes e integra o grupo de finalistas de todas as cinco regiões do Brasil. Ao todo, são 70 finalistas, dois em cada região, em sete categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e  Educação Superior.

Os selecionados nesta fase ganharam um pacote completo de participação no Congresso Bett Brasil 2023 - incluindo ingresso para quatro dias, passagem aérea, hospedagem, alimentação e traslados -, ocasião em que serão anunciados os vencedores de cada categoria, em nível nacional. O evento ocorre de 9 a 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A premiação dos vencedores inclui Missão Técnica Nacional; bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora para o vencedor de cada categoria; e mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores.

Legado

Apesar de o projeto da IV Olimpíada de Inovação ter sido inscrito no prêmio Educador Transformador 2023, o coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia, Norimar Verticchio, ressalta que o reconhecimento obtido é fruto do trabalho de muitos servidores e alunos do IFMG desde a criação da Olimpíada, em 2017. O professor menciona os coordenadores que o antecederam, Edilson Nolaço e Tiago Simão, bem como suas equipes. "Assumi o NIT em 2021 e fui responsável pela organização da IV Olimpíada de Inovação, que teve como grande desafio a retomada das atividades no pós-pandemia", lembra Norimar. "Nessa edição tivemos oito equipes inscritas, sendo seis selecionadas para desenvolver a inovação proposta."

Segundo Norimar Verticchio, as tecnologias desenvolvidas pelos participantes da IV Olimpíada têm potencial de gerar grande impacto social e ambiental. A equipe campeã desenvolveu um robô para monitorar a suinocultura. O equipamento é capaz de medir a temperatura, umidade, quantidade de gases e também a tosse do porco, possibilitando, assim, que o criador atue antes que alguma doença se espalhe na criação. A segunda colocada desenvolveu um tijolo ecológico que possui pet reutilizado na sua composição, reduzindo o custo e retirando do ambiente o plástico. Já o projeto terceiro colocado atua na economia de água por meio da utilização de irrigadores automáticos.

Educador Transformador 2023

Bett Brasil 2023 - Considerado o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Brasil reúne anualmente mais de 270 empresas líderes nacionais e internacionais, 26 startups de EdTech e mais de 29 mil participantes da comunidade educacional. Educadores, alunos e inovadores vão à Bett Brasil em busca de inspiração, discutir o futuro da educação e descobrir produtos e soluções para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem.

registrado em: