Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Educação publica edital do ENEM 2023
conteúdo

Notícias

Ministério da Educação publica edital do ENEM 2023

O IFMG utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação para o ingresso nos seus cursos superiores.
publicado: 18/05/2023 13h19, última modificação: 18/05/2023 13h19

Atenção candidatos ao ENEM 2023! O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicou na semana passada, 08 de maio, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. 

Segundo a publicação, o período de inscrições estará aberto entre os dias 05 a 16 de junho. Já as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

As inscrições serão realizadas exclusivamente online pelo site do INEP (clique aqui). Já a taxa de inscrição é R$85 e deverá ser paga até o dia 21 de junho de 2023 . O prazo para solicitar a isenção da taxa se encerrou em 28 de abril. Porém, o Inep alerta que a aprovação da isenção da taxa não garante a inscrição no exame, sendo necessária a conclusão da inscrição.

Clique Aqui | Edital ENEM 2023

Clique Aqui | Inscrições ENEM 2023

Ingresso no IFMG


Desde 2017, o IFMG adotou o Enem como forma de ingresso aos cursos superiores ofertados pela instituição. Os interessados devem  prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, já que a nota obtida será utilizada como critério de classificação.

Aqueles que já prestaram o Enem em outras ocasiões também poderão aproveitar a maior nota obtida no prazo de três anos anteriores ao processo seletivo.

Uma vez realizado o Exame, os candidatos continuarão tendo duas possibilidades de ingresso: pela inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, ou pelo processo seletivo próprio do IFMG. Entretanto, as duas modalidades passarão a considerar a nota obtida no Enem.

registrado em: