Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retificado - Renovação e Solicitação de Matrícula para Estudantes Veteranos do IFMG Campus Congonhas

publicado: 26/07/2023 09h54, última modificação: 27/07/2023 11h01

No período entre os dias 28 e 30 de julho de 2023, os estudantes veteranos dos cursos Superiores, Subsequentes e Concomitantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Congonhas têm um importante compromisso: a renovação e solicitação de matrícula nas disciplinas do próximo período letivo. Essa é uma etapa fundamental para garantir uma organização adequada das turmas e possibilitar aos estudantes a construção de seus horários de forma satisfatória.

Para efetuar a renovação de matrícula e sugerir as disciplinas que desejam cursar, os alunos devem acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) por meio do endereço eletrônico: https://suap.ifmg.edu.br. O acesso ao sistema requer o uso do número de matrícula (RA) e da senha pessoal do aluno. Caso algum estudante encontre dificuldades para acessar o SUAP, é importante entrar em contato com o setor responsável por meio do e-mailti.congonhas@ifmg.edu.br. É fundamental fornecer detalhes sobre o problema enfrentado e, se possível, anexar uma captura de tela ou encaminhar a mensagem de erro para facilitar a análise e agilizar a solução.

Tutorial de Renovação de Matrícula no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP)

Assista o tutorial:

É importante ressaltar que os alunos que possuem pendências junto à biblioteca do IFMG Campus Congonhas devem regularizar sua situação antes de proceder com a renovação da matrícula. O sistema de matrícula pode bloquear o acesso caso existam pendências em seu nome. Portanto, é fundamental resolver quaisquer questões pendentes com a biblioteca para garantir uma renovação tranquila.

Após a análise do sistema, as matrículas em disciplinas deferidas serão disponibilizadas para consulta nos dias 31 de julho e 01 de agosto. Caso algum aluno necessite fazer ajustes em suas disciplinas, poderá acessar novamente o SUAP durante esses dois dias para efetuar as devidas alterações.

Estudantes que tenham interesse em efetuar o trancamento do período devem proceder à renovação de matrícula normalmente, mas não é necessário realizar a sugestão de disciplinas. Para solicitar o trancamento, os alunos devem utilizar o sistema de protocolos, acessível em: https://protocolos.cng.ifmg.edu.br/. Lá, poderão registrar sua solicitação de trancamento.

A renovação e solicitação de matrícula são etapas cruciais para os estudantes do IFMG Campus Congonhas, pois garantem que possam cursar as disciplinas desejadas e tenham a oportunidade de ajustar suas grades horárias. É fundamental seguir os prazos estabelecidos e resolver possíveis pendências para evitar contratempos. Com a colaboração de todos os alunos, a instituição poderá realizar um planejamento acadêmico eficiente, proporcionando um ambiente acadêmico enriquecedor para o próximo período letivo.

Retificação: Devido o fechamento tardio de alguns diários de classe, a data de renovação e matrícula foi adiada para o dia 28 de Julho até o dia 30 de Julho, sendo anteriormente 27 de Julho a 30 de Julho.

registrado em: